Ícone do site Jornal ARua

Aparelhos de última geração agilizam atendimentos no PS Central de Barueri

As novas aquisições na área da Saúde em Barueri garantiram mais qualidade no atendimento do Pronto-Socorro Central, como diagnósticos médico mais detalhados. A unidade colocou em funcionamento o novo tomógrafo de última geração, com capacidade para fazer 1.200 exames ao mês, além de dois aparelhos de raio-X digitais, igualmente dotados da mais alta tecnologia.
A tomografia computadorizada era esperada há muito tempo e a compra é fruto da emenda parlamentar 27970012, indicada pela deputada federal Bruna Furlan (PSDB).
Adaptado para o atendimento de pronto-socorro, o tomógrafo é destinado a tomografias sem contraste, de acordo com solicitação médica em casos de fraturas, lesões e similares.
“São equipamentos novos, modernos, melhores para ajudar no diagnóstico médico. Há mais agilidade no atendimento, porque esses exames não eram feitos aqui no pronto-socorro, os pacientes tinham que ir para o hospital, um procedimento que demorava horas e que agora é bem mais ágil, com atendimento de pelo menos 40 casos ao dia e resolução muito maior”, destaca o diretor médico do PS, Antonio Carlos Rahal.

Raio X digitalizado
O pronto-socorro também recebeu dois aparelhos de raio X digitais – um para o PS Infantil e outro para o PS Adulto, em substituição ao antigo, que ainda faz uso de chapas. Além de mais rápido, o exame tem uma resolução muito melhor, podendo a imagem ser analisada de vários ângulos tanto impressa quanto na tela do computador do médico. Calcula-se que haverá uma economia de 50% em gastos com insumos com relação ao equipamento antigo.
A nova tecnologia já foi utilizada há poucos dias pelo jovem Gabriel, de 11 anos. Sua mãe, Ana da Conceição S. P. Rodrigues reconheceu o benefício. “O PS de Barueri é um dos primeiros. Eu tive dois filhos aqui, já operei, minha mãe já operou aqui e não tenho o que falar dos hospitais de Barueri. Por isso que muita gente vem de fora pra cá”, disse a munícipe.
Mensalmente, passam pelo PS Central mais de 47 mil pessoas. Mas a procura tem aumentado, já que no mês de abril passaram de 50 mil atendimentos, sendo 36 mil no Adulto e 14.500 no Infantil.

Sair da versão mobile