Cartórios eleitorais farão plantão de biometria neste sábado, 13
Depois de atingir recorde de público no plantão de 15 de junho, a Justiça Eleitoral paulista realizará nova ação da biometria neste sábado (13). O horário de atendimento será das 8h às 13h em todos os cartórios e postos eleitorais no Estado, com exceção das 107 cidades em que o cadastramento da biometria já foi concluído.
A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) é de novamente receber um grande público. Neste ano, já foram realizadas três ações da biometria aos sábados, e os números mostram que o comparecimento está crescendo: foram 40.038 pessoas atendidas em 15 de junho, índice aproximadamente 40% superior aos plantões de 11 de maio (29.264) e 13 de abril (29.540).
O objetivo do plantão é facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios, incrementando o número de eleitores com dados biométricos coletados.
O cadastramento atualmente é obrigatório em 478 cidades do Estado, que somam um eleitorado de 11.708.563 pessoas, das quais 6.390.647 (54,58%) fizeram a biometria até esta quarta-feira (10). Nesses municípios, quem não comparecer dentro do prazo estabelecido terá o título eleitoral cancelado. As datas de término variam entre agosto e dezembro deste ano.
Nas outras localidades em que haverá plantão, embora a biometria ainda não seja obrigatória, o TRE-SP recomenda que o cidadão se adiante e já compareça para o atendimento, no intuito de evitar filas em um momento posterior, dado o provável aumento da procura. O procedimento, envolvendo a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura apenas 15 minutos.
Poupatempo
No dia do plantão, as unidades do Poupatempo com atendimento eleitoral seguirão com seus horários normais de funcionamento (confira a programação).