Osasco realiza mais uma campanha “Dia D” contra o Sarampo para conter avanço da doença
Para conter o avanço dos casos de Sarampo em Osasco, a Secretaria de Saúde, promove neste sábado (3) das 8h às 17h, mais um “Dia D” para imunização contra a doença. A vacinação ocorrerá em todas as 35 Unidades Básicas de Saúde, bem como na Policlínica da zona Sul, localizada na Rua da Saudade, 100, Vila Osasco.
A Prefeitura de Osasco pede a colaboração da população nessa luta contra o sarampo, visto o aumento substancial no número de casos confirmados, que chega a 31 na cidade. A situação epidemiológica do município com relação ao sarampo, segundo a Secretaria de Saúde, é preocupante, pois a circulação do vírus está dispersa, em vários bairros da cidade.
Com a imunização, por meio de vacinação, é possível realizar o bloqueio e a rápida disseminação do vírus no município. O sarampo mata e a doença pode ser passada para as crianças, principalmente as menores de 12 meses, mediante contaminação de adultos não vacinados.
Estudos indicam que cada caso confirmado da doença tem o potencial de contaminar cerca de 20 pessoas, dado a rápida transmissão da doença por meio de secreções expelidas ao falar, respirar, tossir ou espirrar.
Números
Casos notificados: 179 (144 deles residentes em Osasco)
Casos confirmados: 31
Casos em investigação: 90
Casos descartados: 23
Quem pode se vacinar?
Pessoas entre 15 e 29 anos de idade devem ser vacinadas, independente do número de doses comprovadas na carteira de vacinação
Todas as outras faixas etárias, de acordo com o calendário vacinal.
Pessoas que não comprovarem registro da vacinação prévia serão consideradas não vacinadas e poderão receber a vacina.
Pessoas que tiverem contato com algum paciente com suspeita ou confirmação de sarampo deverão ser vacinadas com uma dose da vacina a partir dos 6 meses, e sem limite de idade, independente de já ter sido vacinada anteriormente.
Serviço
2º Dia “D” de Vacinação contra o Sarampo – reforço para disseminação do vírus em Osasco
Quando: dia 3/8 (sábado)
Local: todas as Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica zona Sul (Rua da Saudade, 100, Vila Osasco)
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Fonte: SECOM/ Foto: Marcelo Deck