Evento em Osasco discutirá prevenção e erradicação do trabalho infantil
Osasco será sede do 6º Fórum Regional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador da Grande Oeste, uma iniciativa regional que contará, entre outros, com as participações dos municípios de Taboão da Serra, Embu das Artes, Carapicuíba e Itapevi. O fórum será no dia 22/8, das 9h às 13h, no Auditório do SENAC, na Rua Dante Batiston, 248 – Centro.
O objetivo do fórum é fortalecer o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que tem caráter intersetorial e é integrante da Política Nacional de Assistência Social, que reúne uma série de ações para retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto aqueles que estejam na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. O programa, além de assegurar transferência direta de renda às famílias, oferece a inclusão das crianças e dos jovens em serviços de orientação e acompanhamento.
Em Osasco, a 6ª edição do Fórum debaterá o tráfico de drogas como uma das piores formas de trabalho infantil. Para tanto, o evento contará com a participação de representantes das políticas públicas, sociedade civil e atores do Sistema de Garantia dos Direitos de Osasco e dos 15 municípios da Grande São Paulo. O evento também ter como objetivo a formação dos participantes e a rearticulação da Comissão Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil.
PROGRAMAÇÃO
Dia: 22/8
Local: Auditório SENAC (Rua Dante Batiston, 248 – Centro)
9h – Credenciamento e café
9h30 – Abertura
9h50 – Apresentação cultural
10h10 – Apresentação do Fórum PETI
10h30 – Debate: O trabalho Infantil e uma de suas piores formas: o tráfico de drogas em questão
Palestrantes:
Vagner Souza – educador, poeta e supervisor institucional pelo Núcleo Versos – Formação e Consultoria em Projetos Sociais.
Veridiana Ferrari – psicóloga, mestre em Psicologia, atua em serviço de medidas socioeducativas há 5 anos, atualmente na coordenação do SMSE de Osasco.
12h10 – Encaminhamento do Fórum
12h40 – Encerramento