Osasco sobe no ranking das melhores cidades para investir em negócios
Osasco subiu no ranking das melhores cidades brasileiras para fazer negócios. Ela saltou do 22º para o 8º lugar. É o que mostra o estudo conduzido pela Urban Systems, a pedido da revista Exame, e que apresenta um ranking dos 100 municípios que reúnem as condições mais favoráveis para a instalação de empresas.
Para o estudo foram consideradas as cidades com mais de 100 mil habitantes e 28 indicadores de desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico. De acordo com o levantamento, as melhores cidades do Brasil para os negócios apresentam indicadores econômicos e sociais acima da média nacional.
As cidades analisadas no estudo representam 70% do PIB brasileiro, 62% das empresas, 72% dos empregos formais e 57% da população brasileira. A Urban Systems aponta que o ranking de desenvolvimento econômico segue os mesmos indicadores da edição anterior, sendo composto por 15 indicadores dos eixos: econômico, financeiro e transporte.
Um dos destaques de Osasco no estudo refere-se ao indicador Infraestrutura, onde avançou do 45º lugar para o 37º. Os indicadores de Infraestrutura estão condicionados às facilidades que proporcionam aos desenvolvimento de empresas e negócios nas cidades.
São considerados desde a infraestrutura básica (distribuição de água, por exemplo) até a questão de telecomunicações. Em uma economia cíclica, com altos e baixos de diferentes setores, é importante que a cidade apresente condições favoráveis, tanto para indústrias, quanto para empresas de serviços, sendo elas nacionais ou internacionais.
Além de pontuar com indicadores favoráveis para o investimento em novos negócios, a Prefeitura tem feito um esforço para atração de novas empresas e, consequentemente, a geração de emprego e renda à população. Uma das metas do prefeito Rogério Lins é criar um pólo de tecnologia, que já atraiu as gigantes Mercado Livre e iFood.
Ranking das 10 melhores cidades
1º – São Caetano do Sul (SP)
2º – Vitória (ES)
3º – São Paulo (SP)
4º – Barueri (SP)
5º – Santos (SP)
6º – Porto Alegre (RS)
7º – Belo Horizonte (MG)
8º – OSASCO (SP)
9º – Campinas (SP)
10º – Paulínia (SP)