Osasco ampliará iluminação de LED em vias públicas
O prefeito de Osasco, Rogério Lins, assinou na terça-feira, 26/11, decreto autorizando abertura de licitação para a contratação de empresa responsável por instalar novas lâmpadas de LED em vias públicas da cidade.
Osasco conta atualmente com 35 mil pontos de iluminação, dos quais 5 mil já são de LED. Com a nova contratação, o município passará a ter, a partir de 2020, 80% (serão 23 mil pontos novos pontos de luz) de suas ruas e avenidas com o novo tipo de iluminação, já em uso nas principais cidades brasileiras.
As luminárias LED iluminam mais, são mais econômicas e têm durabilidade três vezes maior que as atuais lâmpadas de vapor de sódio. Após a modernização, as novas luminárias trarão economia anual na conta de energia elétrica da iluminação pública da prefeitura, além de atender as normas de iluminação brasileira, a ABNT 5101.
As atuais lâmpadas de vapor de sódio apresentam tonalidade laranja, gastam mais energia elétrica e iluminam menos por diversos fatores. Um deles é que, em um curto espaço de tempo, elas perdem quase 60% do seu fluxo luminoso original.
Além de serem mais econômicas, as luminárias LED emitirão luz na cor “branco neutro”, semelhante à da Lua. Como seu feixe é direcionado para o chão, ela apresenta menor poluição luminosa, tem menor índice de ofuscamento e dura três vezes mais que as convencionais.
De acordo com o secretário de Obras, Waldir Ribeiro, o processo licitatório pode levar entre 60 e 120 dias. Após a definição da empresa, serão iniciadas as obras.