Ícone do site Jornal ARua

Novos conselheiros tutelares tomam posse em Barueri

Eleitos em outubro do ano passado, 10 novos conselheiros tutelares de Barueri foram empossados em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades e munícipes no auditório da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, na manhã da sexta-feira (10). Os 10 suplentes também foram diplomados. 

O Conselho Tutelar de Barueri funciona desde 1993. Através da lei municipal 1.107/99, desde 1999 cinco conselheiros titulares e cinco suplentes são escolhidos pela comunidade através de processo eleitoral. A partir de 2016, a cidade passou a contar com duas unidades: o Conselho Tutelar 1 (zona eleitoral 199) e Conselho Tutelar 2 (zona 386). 

O Conselho Tutelar é de responsabilidade do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e de fiscalização do Ministério Público. De acordo com a presidente do CMDCA de Barueri, Mariana de Oliveira Leite, “esses conselheiros têm a grande responsabilidade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade evitando que ocorram violações, garantindo mais segurança, proteção e cidadania”.  

“Ser conselheira tutelar é uma experiência de vida. Estou ansiosa para novamente fazer valer o direito das crianças e adolescentes da nossa cidade”, comentou Sara Flor de Maio Santos, que inicia seu terceiro mandato no Conselho.  

A Prefeitura subsidia o Conselho Tutelar através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) fornecendo suprimentos, materiais e pró-labore. “É um trabalho muito importante e significativo”, afirma a secretária da pasta, Adriana Bueno Molina.  

“A Sads já realiza uma série de serviços em prol da criança e do adolescente. Temos seis Cras (Centros de Referência e Assistência Social), que atuam nos lares e com ações socioeducativas de prevenção de violação de direitos e, além disso, temos o Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), que atua quando os direitos são violados. E para 2020 temos projetos de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho para nossos jovens e adolescentes”, concluiu a secretária. 

Os novos conselheiros já iniciaram os trabalhos, que seguem até 2024. O serviço é público e está à disposição da população 24 horas por dia. 

O Conselho Tutelar 1 fica na rua Abel, 185, Jardim São Pedro (telefones: 4199-0486 e 4198-5994). O endereço do Conselho Tutelar 2 é rua Elvira Lefevre Salles Nemer, 178, Jardim São Pedro (telefones: 4198-0549 e 4198-5344). 

Sair da versão mobile