Jovens são selecionados para o programa de intercâmbio do Rotary Club de Barueri – Alphaville
Engajado em apoiar a educação e promover a paz por meio de cada participante, o Rotary Club de Barueri — Alphaville (RCBA) selecionou oito jovens, moradores da região, para participar do Programa de Intercâmbio que irá proporcionar estadia e a continuação do aprendizado escolar, pelo período de um ano, em diferentes países.
Na última, reunião semanal do RCBA, cada adolescente apresentou sua família, informou o país no qual irá fazer intercâmbio e compartilhou suas expectativas para a viagem. Luiza Pires, com 16 anos, surpreendeu a todos com sua escolha inusitada, Lituânia. A filha do associado Paulo Pires e sua esposa Sandy Pires, explica: “Pesquisei sobre o país e percebi que eles possuem uma ótima infraestrutura em educação, lá desejo aprender outra língua, amadurecer e crescer como pessoa”.
Já Beatriz Souza escolheu conhecer o México, João Carlos Rizzi fará intercâmbio em Taiwan, Mariana Souza irá aperfeiçoar o seu inglês nos EUA e Mariana Castro descobrirá o Canadá. As demais vagas foram preenchidas por Ana Beatriz Chamas, Heloísa Pina e Eduardo Santos que ainda estão decidindo para qual país irão viajar.
Todos eles passaram pelo processo de seleção, que incluiu provas e entrevistas, e foram selecionados entre 15 inscritos. Arnaldo Orlandi, responsável pelo Programa de Intercâmbio no RCBA, também foi intercâmbista em 1973. Ele conta que mantém contato com as famílias que o receberam na Califórnia até hoje. “Abrimos inscrições todos os anos, é uma grande oportunidade para o jovem conhecer outros povos, representar o seu país, morar com outra família e ter experiências positivas”, destaca o associado.
O evento também teve a presença da Laura Landy, com 16 anos, que acaba de retornar de Taiwan pelo programa. Vestida com seu blazer azul cheio de botons e lembranças dos lugares por onde passou, ela compartilhou suas experiências. Assim como Rochelly Coan, veterana do programa com passagem pela Austrália em 2002. “Incentivo o grupo a aproveitar essa oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e viver diversas histórias”, conclui.