Cidades da região Oeste passam para a Fase Amarela a partir de segunda-feira (13)
O governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (10) a nova reclassificação do Plano São Paulo de retomada das atividades econômicas. Os indicadores das últimas duas semanas da covid-19 permitiram que a maior parte do estado flexibilize a quarentena a partir da próxima segunda-feira (13).
Na Grande São Paulo, 18 municípios avançam para a fase amarela e poderão reabrir bares, restaurantes e salões de beleza por seis horas e com capacidade de público de 40%.
São eles: Arujá, Biritiba Mirim, Guarulhos, Santa Isabel, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Guararema, Salesópolis, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Paranaíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Carapicuíba e Osasco.
Ainda na região metropolitana, os municípios de Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã permanecem na fase laranja.
As cidades que integram as regiões da Baixada Santista e do Vale do Ribeira também passaram para a amarela.
As regiões de Sorocaba, Bauru, Marília, Presidente Prudente e Piracicaba saem da fase vermelha — em que só podem abrir serviços essenciais — e passam para a fase laranja, em que comércio de rua, shoppings, escritórios e imobiliárias podem abrir por quatro horas diárias e com 20% da capacidade de público.
São João da Boa Vista, Taubaté, Araraquara, Barretos e São José do Rio Preto se mantiveram na fase laranja.
Com isso, 83% do estado de São Paulo estarão nas fases amarela ou laranja, segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
Apenas as áreas de Campinas, Ribeirão Preto, Franca e Araçatuba permanecem na fase vermelha por mais duas semanas.