Receita Federal conclui Operação Pseudópodes 5 com 500 mil pares de calçados apreendidos
Número é o dobro da estimativa inicial.
A Receita Federal concluiu, nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, a Operação Pseudópodes 5. Deflagrada na última terça-feira em um shopping popular da capital paulista, a ação resultou na apreensão de 500 mil pares de calçados falsificados, avaliados em R$ 35 milhões. As mercadorias apreendidas totalizaram 140 toneladas.
A expectativa inicial era da apreensão de 250 mil pares de calçados. Além dos calçados expostos e em estoque, foram encontrados também itens em um fundo falso.
As mercadorias apreendidas foram ensacadas e removidas para depósito da Receita Federal. Além da perda dos produtos, os responsáveis devem ser representados pelo crime de contrabando.
A venda de calçados falsificados e contrabandeados lesa comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade e subtrai os empregos legítimos gerados pela atividade legal, além de sonegar tributos que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos.
A operação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo. O nome, Pseudópodes 5, faz referência ao termo grego que significa pés falsos. Esta foi a quinta vez nos últimos anos que a Receita Federal atuou contra a venda de calçados falsificados de origem estrangeira na região do Brás.