Candidata a vereadora por Osasco, Professora Tereza quer educação com qualidade
Conhecida em Osasco pela sua atuação na área da educação e por sempre ter defendido a bandeira de mais creches ao lado do vereador Mario Luiz Guide e sua esposa Helena Maria Ferrari, a candidata a vereadora nas eleições deste ano, professora Terezinha Maria dos Santos (Professora Tereza) é uma osasquense da zona norte da cidade e moradora do Jardim Santa Rita. Foi no bairro onde se tornou liderança comunitária, tendo participado de várias lutas pela melhoria de vida da população.
Formada em Pedagogia e Artes pela Unifieo, Professora Tereza lecionou na rede estadual de ensino e foi diretora da AME (Associação de Mulheres pela Educação), entidade sem fins lucrativos, no Jardim Baronesa, e que atende inúmeras crianças em idade de creche. Professora Tereza tem forte atuação junto com Helena Ferrari na área de Educação Infantil, uma de suas principais bandeiras de luta.
Militante política, Professora Tereza é presidente do PSB de Osasco desde 2011, sendo uma das poucas mulheres a assumir uma posição de liderança desse tipo no município. Na eleições desse ano é candidata a vereadora e poderá ser a sucessora do vereador do vereador Mário Luiz Guide que, há mais de 30 anos, ocupa uma cadeira na Câmara Municipal de Osasco, representando o mesmo partido.
Leia à entrevista concedida ao jornal A Rua nesta quarta-feira (30).
Quais os temas que serão abordados em seu mandato caso você seja eleita?
Professora Tereza: Para mim e para o PSB, a questão da educação de qualidade é fundamental. A educação é uma arma poderosa que pode transformar a vida das pessoas. Eu quero usar a vasta experiência que tenho na Educação, como professora e educadora para acompanhar e propor políticas que possam melhorar a educação, a educação infantil (Creches e Emeis), o ensino fundamental, a educação de adultos, etc.
A valorização do professorado é uma bandeira natural de mandato em sua opinião?
Professora Tereza: Sim. O elemento humano é decisivo para uma qualidade maior na educação. Valorizar a carreira com melhores salários, melhores condições de trabalho e formação continuada.
Quais as áreas em Osasco que demandam mais atenção dos vereadores?
Professora Tereza: O meu partido, o PSB, fez um levantamento na cidade para saber o que seria mais importante para o futuro de Osasco, na opinião dos moradores. Quatro prioridades se destacaram: uma boa rede de saúde pública (92%), uma educação pública de qualidade (72%), mais segurança com maior policiamento (60%) e mais empregos e profissionalização dos jovens (30%). Estas serão as áreas que darei mais atenção.
Sobre a participação da mulher e dos grupos minoritários, qual a sua posição a respeito do assunto?
Professora Tereza: Eu acredito que uma Osasco mais igual é melhor para todos. Todos os direitos devem ser respeitados. Queremos uma melhor distribuição de renda, mas queremos também uma maior igualdade entre homens e mulheres. Batalho por trabalho igual, salário igual, uma maior participação da mulher na política. Sou, há muitos anos, presidente do PSB em Osasco. Todos os setores devem ter seus direitos respeitados.
Para o próximo governo da cidade, independentemente de quem seja eleito para prefeito, qual a contribuição que o PSB deve apresentar?
Professora Tereza: O PSB apoia o prefeito Rogério Lins por entender que ele tem lutado para melhorar as condições de vida do povo de Osasco. A construção de 12 creches; um investimento grande na segurança e na saúde, entre outras ações importantes. Eu pretendo, junto com o PSB lutar pelas prioridades que falei um pouco antes: saúde, educação, segurança e geração de empregos e profissionalização dos jovens.