Sua casa nova em 3, 2, 1…
O final do ano se aproxima e junto com ele costuma vir aquela vontade de mudar a casa toda com reforma, móveis novos ou só trocando a decoração mesmo. E para atender aqueles que estão com essa demanda, mas não querem gastar muito, alguns especialistas do Senac, que são experts em design, decoração e artes, se reuniram para dar dicas e orientações sobre o assunto.
Uma das formas de conseguir mudar a cara dos ambientes gastando pouco é colocar a mão na massa e fazer algumas coisas por conta própria. “O mundo da decoração DIY (abreviação do inglês que significa do-it-yourself – faça você mesmo, em português) oferece muitas possibilidades, basta estar inspirado e abusar da criatividade”, indica Glaucia Carvalho, docente do Senac Taboão da Serra.
Já Rogério Novakoski, do Senac Osasco, observa que o cenário de isolamento social gerado pela pandemia do coronavírus vem despertando o lado criativo das pessoas, o que pode ser aproveitado nessa missão de renovar a casa. “Nesse contexto passamos a olhar mais para os cantos da nossa casa e, ao mesmo tempo, tivemos mais oportunidades de desenvolver os nossos dons criativos e artísticos. Assim, esse panorama vem favorecendo o surgimento de ideias decorativas residenciais com um caráter mais original, personalizado, artesanal e sustentável”, avalia.
“Além da questão da diminuição de custos, cuidar com as próprias mãos também colabora para que tenhamos projetos de decoração bem pessoais, originais, que tenham a cara das pessoas que vivem nesse ambiente. Além, é claro, de sempre poder render boas histórias em famílias”, contribui Alexandre Souza, do Senac São Bernardo do Campo.
A seguir, os especialistas elencam algumas dicas práticas que podem ser utilizadas para renovar cada um dos cômodos da casa, garantindo um toque especial a cada lugar. Além disso, eles ensinam como fazer as sugestões.
Quarto
Use fitas auto colantes, adesivos ou papel de parede para fazer cabeceiras imaginárias para a cama. Basta fazer um esboço a lápis diretamente na parede e depois cobrir os traços com o material escolhido. “É rápido e fácil. Não exige muita habilidade, pois não requer tanta precisão. Você fica livre para criar”, garante Glaucia.
Outra boa alternativa de cabeceira são os pallets (estrados), não no seu formato original, mas sim usando as ripas desmontadas e fixadas na parede, marcando o espaço da cama. “As ripas de pallets podem ser pintadas ou envernizadas para dar um acabamento mais sofisticado à peça”, ensina Alexandre.
Banquinhos de madeira simples são boas opções para criado-mudo e apoios de cabeceira. “Você pode revesti-los com um tecido chita ou ainda fazer uma pintura personalizada. Eles ficam perfeitos ao lado da cama e para apoiarem livros, aparelhos celulares, luminárias ou outros objetos”, sugere Rogério.
Sala
O ambiente ganha um toque mais moderno com luminárias no estilo industrial. “Elas podem ser produzidas com tubos metálicos de hidráulica ou de PVC pintados de preto e lâmpadas. Podem ainda ganhar contorno de formas diversas em arame mais grosso e ficar penduradas, bem contemporâneas. Requer um pouco de conhecimento com a fiação elétrica, mas não é algo difícil de produzir”, indica Rogério.
Banheiro
Uma boa alternativa para mudar as paredes é usar tecido impermeável, que é facilmente encontrado em lojas específicas de tecidos, como alternativa aos papéis de parede ou ainda à pintura convencional. “No design de interiores não costumamos indicar papel de parede para a área dos banheiros, pois são áreas úmidas e eles não se comportam muito bem, mesmo os vinílicos, pois com a água, podem descolar. Os tecidos possuem várias estampas e cores e podem ser aplicados em uma das paredes, por exemplo, sem que tenha problemas com a umidade”, conta Alexandre.
Reutilizando latas de leite pode-se obter um lindo – e diferenciado – porta toalhas no banheiro. “Você vai utilizar três latas de leite limpas, um pedaço de madeira, tinta spray, cola quente, ganchinhos, pregos e martelo. Pinte as latas com a tinta spray e após secar, cole-as na madeira: uma ao lado da outra, deixando um pouco de espaço entre elas. Prenda os ganchinhos na parte de traz e pendure. As toalhas de lavabo devem ser enroladas e colocadas dentro das latas”, ensina Glaucia.
Cozinha
Uma bancada de madeira para refeições rápidas fica muito interessante se recortarmos imagens de revistas antigas e colarmos em um dos lados criando, dando vida a um painel artístico colorido e especial. “É uma boa alternativa para recuperar móveis velhos e garantir um visual mais descontraído e alegre ao ambiente”, diz Alexandre.
Latinhas pintadas também são ótimas como porta-talheres, além de decorar o ambiente com criatividade. “Uma sugestão é personalizar essas peças com pintura a base de tinta epóxi sobre o azulejo, criando desenhos com traços e formas geométricas. Essa proposta também pode ser feita com aplicação de recortes de contact, para quem preferir” aponta Rogério.