Ícone do site Jornal ARua

Osasco está no ranking de Cidades Inteligentes

Osasco está entre os 100 municípios do Brasil considerados como Cidades Inteligentes. No Ranking Connected Smart Cities, idealizado pela  Urban Systems e pela Necta, são analisados 70 indicadores em 11 eixos temáticos: Mobilidade, urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia.

Na avaliação do ano passado, no eixo Tecnologia e Inovação, Osasco aparecia em 36º colocado, já neste ano, com resultado dos esforços da administração municipal, a cidade subiu para a 30ª posição, aparecendo na frente, inclusive, de capitais como São Luís, do Maranhão, Teresina, do Piauí, e Maceió, de Alagoas.

          Os indicadores inclusos no eixo de Tecnologia e Inovação envolvem: o crescimento de empresas de tecnologia, capital humano, infraestrutura de telecomunicações (Fibra Ótica e 4,5H), produção de conhecimento (Patentes) e incentivo a pesquisas (Bolsa CNPq).

         Nos últimos três anos, Osasco recebeu importantes empresas do setor de tecnologia, o que também colaborou para o resultado da avaliação das Cidades Inteligentes. Em 2018, por exemplo, a cidade passou a ser sede do Ifood, empresa líder de mercado em delivery online de comida. Neste ano, a gestão municipal anunciou a chegada de outra importante empresa do setor de tecnologia e alimentação, a Rappi. Além disso, há também o Mercado Livre, a B2W e outras.

         Além de Tecnologia e Inovação, Osasco apareceu no top 100 de outros três eixos, são eles: Economia, Educação e Urbanismo.

Sair da versão mobile