Transportes Metropolitanos não terão operação especial no Natal e Ano Novo por restrições da pandemia
Por restrições causadas pela pandemia, as empresas ligadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) não montaram operação comercial com horário estendido para festas de fim de ano. Entretanto, ajustes foram feitos para facilitar o deslocamento de passageiros que vão trabalhar durante o período.
CPTM – Nos dias 24 e 31 de dezembro, todas as linhas da CPTM operam com frota habitual de um dia útil. Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, a programação horária será equivalente a de domingo, com intervalos médios de até 35 minutos. Nos sábados, dias 26/12 e 02/01, as linhas funcionam com intervalo de até 8 minutos. E nos dias 27 de dezembro e 3 de janeiro, todas as linhas terão intervalo médio de 10 minutos. Em ambos os dias, a Linha 13-Jade opera com 20 minutos de intervalo entre os trens.
EMTU – As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP nas cinco regiões metropolitanas do Estado operam com programação horária diferenciada. Nos dias 24 e 31 de dezembro, a programação horária será equivalente a de sábado. Nos dias 25/12 a 27/12 e 01/01 a 03/01, as partidas seguirão os horários de domingo. Nos outros dias a operação será a habitual de um dia útil.
Metrô – As linhas gerenciadas pelo Metrô de São Paulo (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata) e pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade (Linha 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente) não terão alterações, operando todos os dias das 4h40 às 00h, com frota de trens e intervalos normais para um dia útil.
EFCJ – O funcionamento da Estrada de Ferro do Campos de Jordão terá alterações nos horários dos trens nos dias 24 e 31 de dezembro. Em Campos do Jordão os bondes circulam das 10h às 15h, com saídas da estação Emílio Ribas às 10h, 11h, 12h, 13h e às 14h. Já em Pindamonhangaba, o Trem de Subúrbio contará com saídas da estação Pindamonhangaba às 6h50, 9h e 11h30. Nos demais dias não haverá alterações no funcionamento.
Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.