Ícone do site Jornal ARua

Arena Barueri terá uma sala definitiva de VAR

Uma comissão da Federação Paulista de Futebol (FPF) formada pelo engenheiro Luiz Vella, Sílvia Regina de Oliveira, ex-árbitra e integrante da comissão de arbitragens, e Gustavo Frulani, técnico de apoio de instalação, compareceu na quarta-feira (dia 3) à Arena Barueri, no Jardim Belval, onde foi recebida pelo administrador Antônio José Giraldes – o Toninho.

O objetivo foi reavaliar as condições técnicas para a instalação definitiva dos equipamentos do VAR (Video Assistant Referee), que nada mais é que uma central de vídeo para orientar a arbitragem de futebol em casos de lances polêmicos e de difícil observação. Luiz Vella já adiantou o resultado da vistoria: “será necessária apenas uma abertura para a passagem dos cabos“, afirmou o engenheiro da FPF. Importante ressaltar que o VAR é uma iniciativa da Federação Paulista junto à CBF. O recurso condiciona a Arena Barueri a receber jogos de grande escalão.

Na semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino em novembro do ano passado, entre São Paulo e Avaí, ocorrida na Arena Barueri, aconteceu o uso pioneiro da tecnologia no Brasil, até então usada somente na Copa do Mundo Feminina em 2019 e na final da Champions League. A Arena Barueri, entretanto, já foi homologada pela FPF numa sessão experimental em 8 de março de 2019 na partida entre Oeste x RB.

O primeiro jogo do Paulistão Série A2 na Arena Barueri será no dia 7 de março (domingo), às 16h, ocasião em que o Oeste recebe o Audax de Osasco, mas o VAR só será utilizado somente a partir da segunda fase da competição. Na Série A1, o sistema valerá para todo o campeonato.

Sair da versão mobile