“Fibras alimentares: benefícios além da saúde intestinal” é tema de palestra gravada da UNIP
A atividade faz parte do projeto UNIP ON que propicia aos internautas acessar, a qualquer momento pelas redes sociais da universidade, um acervo de palestras gravadas sobre variados temas.
“Coma mais fibras”. Certamente, já ouvimos esse conselho. Mas será que seguimos essa recomendação? A maioria de nós, na verdade, desconhece a importância das fibras no organismo: elas são compostos que têm efeitos metabólicos e fisiológicos importantíssimos.
Segundo dados publicados na revista científica The Lancet, em 2019[FRM1] , maior consumo de alimentos ricos em fibras foi associado a uma queda de 16% a 24% na incidência de doenças coronarianas, derrames, diabetes tipo 2 e câncer colorretal.
Para falar sobre o assunto, a UNIP convidou a Profa. Jenifer Bom – que é supervisora no Ambulatório de Atendimento Nutricional em Doenças Inflamatórias Intestinais na Clínica-Escola da UNIP Santos – para a palestra “Fibras alimentares: benefícios além da saúde intestinal”. A atividade faz parte do projeto UNIP ON que propicia aos internautas acessar a qualquer momento um acervo de palestras gravadas sobre variados temas. A gravação irá ao ar em 27 de abril, às 18h, nas redes oficiais pelo Youtube, linkedin, Instagram e Facebook.
“As fibras são mesmo versáteis e muito estudadas em diversas doenças, desde as intestinais até cânceres. Recomendadas da alimentação infantil à terceira idade, são compostos que ultrapassam a ação laxativa. Frutas, legumes e verduras, assim como alimentos integrais, possuem diversos tipos de fibras e contribuem para uma alimentação equilibrada, saudável e natural”, explica a especialista.
Quer saber mais sobre as fibras? Veja só o que será apresentado no vídeo:
O que são fibras alimentares? Elas fazem parte de qual grupo de alimentos?
Qual a recomendação diária de ingestão de fibras alimentares? Onde elas são encontradas?
Qual o papel das fibras na prevenção de doenças intestinais? Como elas podem auxiliar na prevenção de outras doenças?
O excesso de fibras pode ser prejudicial?
Como manter uma alimentação diária rica em fibras?
Não perca. Acesse:
https://www.youtube.com/user/UNIPOficial
https://www.linkedin.com/school/unip/
https://www.instagram.com/_unipoficial/?hl=pt-brhttps://www.facebook.com/UNIPoficial