Ícone do site Jornal ARua

Conselheiros do COMDEMA tomam posse para atuação no biênio 2021/2023

Na manhã da última quinta-feira (dia 29/04), os novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (COMDEMA), da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), tomaram posse amparados pela Portaria 478, de 9 de abril de 2021. Essa representação atua na gestão das políticas públicas ambientais. A eleição ocorreu no dia 25 de março deste ano para o biênio 2021/2023.

Para a secretária executiva do COMDEMA, Ana Paula Rodrigues Silva, a educação ambiental será um ramo desta gestão compartilhada entre o Poder Público e os entes representantes da sociedade civil que trará muitos benefícios. “Essa nova composição veio com duas entidades novas, a Fatec Barueri e a Etec. Acredito que sobre a questão da educação ambiental nós vamos ter fortes laços com essas entidades, até porque os membros da Fatec também fazem parte do Órgão Gestor de Política Municipal de Educação Ambiental (OGPMEA). É uma vertente que acredito que podemos explorar e expandir, e não só na rede municipal de educação e na FIEB, como também nestes dois polos de ensino técnico e superior”, declara.

Ana Paula lembra que o Comdema sempre foi solidário com as questões da Cooperyara e a coleta seletiva , em especial, que poderá ser outro tema aprimorado junto ao novo Conselho, possibilitando até a retomada de novos polos de materiais recicláveis. “Hoje nós temos o McDonald’s, que destina materiais para a Cooperyara. A cooperativa também já nos tinha sugerido uma campanha para conseguir melhorar a recepção dos materiais dos condomínios verticais. Acredito que isso terá grande valor para a questão da destinação adequada dos resíduos, a melhoria nas instalações e nos trabalhos que a cooperativa vem fazendo em prol do município, na questão do resíduo reciclável, além da ampliação da educação ambiental”, relatou.

Confira abaixo os nomes dos membros eleitos e seus setores:

 a) Pelo Poder Público:

 1) Representantes da Câmara Municipal:

2) Representantes da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente:

3) Representantes da Secretaria de Obras: 

4) Representantes da Secretaria de Saúde:

5) Representantes da Secretaria de Educação:

6) Representantes da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência:

7) Representantes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana:

8) Representantes da Secretaria de Finanças:

9) Representantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho:

10) Representantes da Secretaria de Cultura e Turismo: 

b) Pela Sociedade Civil:

1) Representantes da COOPERYARA — Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Prestadores de Serviço de Reciclagem de Lixo do Município de Barueri e Região: 

2) Representantes da Rede Ecológica – Rede Eco:

3) Representantes do IEPPC — Instituto Social Parque dos Camargos:

4) Representantes do Rotary Club de Barueri Empresarial:

5) Representantes da Associação de Arquitetando para o Futuro:

6) Representantes da ASSEAB — Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Geólogos, Tecnólogos e Técnicos de 2o Grau de Barueri:

7) Representantes da OAB — Ordem dos Advogados do Brasil/Subsecção Barueri: 

8) Representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Barueri – SINDSERV:

9) Representantes da AREA — Associação Residencial e Empresarial Alphaville:

10) Representantes da Faculdade de Tecnologia Padre Danilo José Oliveira Ohl – FATEC Barueri:

11) Representantes da ETC de Barueri:

Sair da versão mobile