Cultura Barueri e Pontos MIS oferecem oficina de audiovisual “A Direção de Arte em Cena”
De 7 a 11 de junho a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri em parceria com o MIS – Museu da Imagem e do Som, oferecem gratuitamente a oficina de audiovisual “A Direção de Arte em Cena”. São 50 vagas destinadas a estudantes a partir de 15 anos de idade, interessados na área e participantes de grupos coletivos de audiovisual. O curso terá duração de duas horas e será ministrado pela professora Maria Cecília Amaral, das 16h às 18h.
A oficina será realizada ao vivo pela plataforma zoom. As inscrições serão via Sympla (veja os links abaixo). O link de acesso será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.
O curso irá apresentar os principais conceitos e características que fazem parte do trabalho do diretor de arte em uma produção audiovisual de curta, média e longa metragens. Os conceitos se darão a partir da análise e decupagem da direção de arte de grandes produções cinematográficas, em paralelo com produções audiovisuais independentes. Entre as produções estão: a trilogia O Senhor dos Anéis, o filme Alice no País das Maravilhas; a minissérie: Hoje é dia de Maria; a novela: Meu Pedacinho de Chão, o média metragem A Cartomante, entre outras.
Sobre a professora – Maria Cecília Amaral é figurinista, diretora de arte, artista educadora e pesquisadora. Investiga atualmente processos de criação no traje de cena contemporâneo, Também é mestranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, tem formação acadêmica em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e é pós-graduada em Cenografia e Figurinos pelo Centro Universitário Belas Artes e em Arte Educação pela FAINC. Atua como Diretora de Arte e Figurinista do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010, e também com a produção de arte e figurino para outros grupos e companhias da cidade de São Paulo.
É responsável pela direção de arte e figurinos da série O Processo, da web série Trailers do Cotidiano e dos Filmes: Sonhos de Liberdade, A Igreja do Diabo, A cartomante, entre outros trabalhos audiovisuais. Atuou como figurinista de espetáculos teatrais para diversas companhias e escolas. Dirigiu produções audiovisuais de turmas de formação em oficinas de figurino, cinema e arte no CFCCT (Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes) e no Programa de Iniciação Artística PIÁ. Leciona cursos de formação em figurino desde 2011, passando por diversas instituições culturais como Casas de Cultura, Centros Culturais, Festival de Inverno da UFSJ, Ongs e para o Programa Pontos MIS (desde 2018).
Confira os links para se inscrever: