GCM de Itapevi inicia programa “Madrugada Segura”
Objetivo é garantir segurança ao trabalhador em sua ida ao serviço, especialmente nos pontos de ônibus e bairros mais afastados da cidade
A Prefeitura de Itapevi implementou, entre esta terça (8) e quarta-feira (9), as ações de policiamento preventivo do programa “Madrugada Segura”. O objetivo da iniciativa é proporcionar ao cidadão mais segurança na ida ao trabalho, principalmente nos bairros mais afastados da cidade, como: Jardim Ruth, Amador Bueno, Jardim Cruzeiro, Monte Serrat, Jardim Alabama e até mesmo no Corredor Oeste.
Os locais de policiamento da operação são definidos de acordo com as taxas e índices de criminalidade na região. “Neste caso em específico percebemos um aumento do número de assaltos nas madrugadas nos pontos de ônibus às pessoas que iam até o trabalho. A partir deste mapeamento definimos estratégias para focar na melhoria da segurança e na proteção desta população”, explica o Prefeito Igor Soares (Podemos).
A Madrugada Segura acontecerá em dois ou três dias de semana, de forma aleatória e flexível nos bairros mais distantes do Centro, sempre das 4h às 10h.
O programa conta com as participações da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), Canil e ROM (Ronda Ostensiva em Motocicleta), além das equipes de apoio e plantão da GCM.
Operação Noite Tranquila
Pensando sempre no bem-estar e segurança da população, Itapevi realiza, desde 2017, a Operação Noite Tranquila, que acontece em todos os bairros da cidade sem prévio aviso, com a finalidade agora de flagrar irregularidades em meio às medidas restritivas do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena, bem como atender às solicitações de moradores da cidade e combater pancadões, bailes funks irregulares e fiscalizar o funcionamento de bares e estabelecimentos comerciais irregulares a fim de garantir o sossego no município.
Para denunciar qualquer tipo de irregularidade, a população pode entrar em contato com a GCM (Guarda Civil Municipal) pelos telefones 4141-0474 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), 153 e pelo 190 da Polícia Militar – todos com atendimento 24 horas por dia.