Barueri nega aplicação de vacinas vencidas contra a Covid-19
A notícia divulgada hoje (sexta, dia 2) pela Folha de São Paulo de que milhares de vacinas da AstraZeneca, contra a Covid-19, foram aplicadas no Brasil fora da data de validade causou grande impacto em vários municípios. De acordo com o levantamento, baseado em registros oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde, até 19 de junho, 1.532 cidades utilizaram as doses vencidas.
Ainda de acordo com esses registros, Barueri chegou a aplicar 15 doses dos lotes indicados como fora da data de validade em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A Secretaria de Saúde, no entanto, contesta essa informação. A Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Barueri, responsável por todos os imunobiológicos que chegam à cidade, garante que nenhuma vacina fora da validade foi enviada a qualquer polo de vacinação. O Setor de Imunização realiza uma conferência bastante criteriosa antes de enviar qualquer dose às unidades de saúde.
A velocidade com que a vacinação vem sendo feita na cidade também aponta discrepância. De acordo com a Vigilância em Saúde, não daria tempo de as doses vencerem, já que são imediatamente usadas tão logo chegam na cidade, acabando rapidamente.
Os especialistas da Saúde municipal acreditam que houve alguma divergência no sistema de dados do Ministério da Saúde, como erro de digitação ou até mesmo divulgação tardia de dados de algumas imunizações.
A Secretaria de Saúde de Barueri divulgou as datas de recebimento de todas as remessas de AstraZeneca no município, bem como as datas de aplicação. Confira abaixo:
- 1º lote: recebido em 26 /01 e aplicado até 06/02 com vencimento em 14/04;
- 2º lote: recebido em 26/02 e aplicado até 05/03 com vencimento em 22/06;
- 3º lote: recebido em 10/4 e aplicado até 15/04 com vencimento em 07/09.