UBSs de Barueri incentivam o aleitamento materno
De acordo com o Ministério da Saúde, a nutrição feita pelo aleitamento materno pode reduzir em 13% os índices de mortalidade de crianças menores de cinco anos. Por isso a importância de campanhas como o Agosto Dourado, que incentiva a amamentação é tão importante na proteção nutricional infantil. A Secretaria de Saúde de Barueri está engajada na causa e promove ações que ajudam a garantir o aleitamento continuado.
A diretora de Saúde da Criança, Vera Freire Gonçalves, da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), ligada à Secretaria de Saúde de Barueri, explica a importância de estimular a amamentação.
“Quanto mais incentivarmos essa criança a amamentar com uma pega adequada, seguindo orientações como a posição de barriga com barriga, a boca bem aberta, com lábios evertidos (boca de peixe) e nariz desobstruído, isso faz com que a sucção do leite seja mais eficaz. Além de aumentar vínculo entre mãe e filho, a criança é nutrida com todas as condições necessárias para o seu desenvolvimento”, afirma a especialista.
As Unidades Básicas de Saúde de Barueri (UBSs) estão engajadas em propiciar a melhor experiência de amamentação para as mamães que são atendidas com muita informação e orientação técnica, por meio de consultas, acolhimentos, palestras e rodas de conversa.
Durante essa semana, as UBSs Maria Magdalena Macedo, do Jardim Santa Cecília em conjunto com a unidade Amaro José de Souza, do Jardim Mutinga, e a Drª. Elisabete Duleba, do Chácaras Marco, Edini Cavalcante Consoli, do Jd. Tupan e Adauto Ribeiro, do Parque dos Camargos, promoveram as primeiras ações para os Agosto Dourado, dando acesso a orientações para suas usuárias.
Na UBS do Jardim Tupan, por exemplo, a enfermeira Kely Pessini promoveu uma live sobre a importância da amamentação e sua história. Já no Parque dos Camargos, a pediatra Elizabeth San Roma Goes e a enfermeira Keytiani Secundo Duarte Landim preparam uma programação toda especial para as lactantes sobre a importância do aleitamento e a doação de leite materno.
E as ações continuam
A unidade Pastor José Roberto Rossi, que fica no Jardim Califórnia, desde o dia 8 de agosto realiza a distribuição de material educativo sobre o aleitamento materno para gestantes e puérperas.
Nos dias 13, 20 e 27 de agosto na UBS Hélio Bezarghi, do Jardim Paulista, sempre às 7h, a médica Rafaella Sundfeld e as enfermeiras Rebeca Fabri e Juliana Farinelli Ikeda darão uma palestra sobre aleitamento durante o atendimento às puérperas.
No dia 19 de agosto, a partir das 13h, será a vez da UBS Armando Gonçalves de Freitas, do Parque Imperial abordar o assunto. A médica Ana Cândida falará sobre a proteção do aleitamento materno e a importância do incentivo feito pelos profissionais da saúde. No mesmo dia, às 7h, na UBS João de Siqueira, do Jardim Reginalice, a enfermeira Viviane Alves também compartilhará informações sobre o tema para as usuárias da unidade.
Já no dia 24 de agosto, às 10h, as gestantes e puérperas que residem no Vale do Sol podem comparecer na UBS Julio Lizart para aprender e entender um pouco mais sobre o universo da amamentação através das orientações da enfermeira Ronalda Noberto.
No dia 26, às 10h, será a vez da UBS Maria Francisca de Melo, do Parque Viana, abordar o tema.
No dia seguinte, 27, haverá palestras sobre amamentação no Caps Adulto, que fica na rua José Maria Balieiro, 715, Centro Comercial de Barueri, às 9h. Esta ação pertence à UBSs José Francisco Caiaba, da Aldeia de Barueri, que está utilizando temporariamente o espaço; na UBS Benedito de Oliveira Crudo, do Boa Vista, às 14h; na UBS Vince Nemeth, do Jardim Audir, também às 14h; e na UBS Drª. Katia Kohler, do Engenho Novo, às 10h e às 14h.