Saúde de Jandira apresenta ações que serão realizadas no Outubro Rosa
A Secretaria Municipal de Saúde iniciará a Campanha Outubro Rosa com ciclos de orientações e rodas de conversa. Já ampliou a capacidade de realização dos exames de mamografia no Centro de Referência da Mulher (CRM) em 50%, e colocou em todas as Unidades de Saúde, no mínimo, um profissional capacitado para realização do exame preventivo que pode detectar o câncer de mama.
Estamos há poucos dias do início do mês de Outubro, que é o mês do Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, denominado Outubro Rosa.
O movimento que deu origem ao Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1.990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O Outubro Rosa tem como objetivo principal, compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de Mama, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento contribuindo para a redução da mortalidade.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.
A Secretaria Municipal de Saúde, iniciará, já na primeira semana do mês, ciclos de orientações e rodas de conversa nas Unidades Básicas de Saúde, que apresentarão temas, como os possíveis sinais ou sintomas, desta enfermidade, que são:
· alterações no tamanho ou forma da mama;
· nódulo único e endurecido;
· vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo que não apresente presença de nódulo;
· nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
· sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
· sensação de nódulo aumentado na axila;
· espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
· secreção sanguinolenta ou aquosa pelos mamilos;
· assimetria entre as duas mamas;
· presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
· endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
· coceira frequente na mama ou no mamilo;
· formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
· inversão do mamilo;
· inchaço do braço;
· Dor na mama ou no mamilo.
Além do trabalho de orientação, durante todo o mês de Outubro as Unidades de Saúde da cidade farão um trabalho intensivo para identificar possíveis novos casos de câncer de mama na cidade, para isto, a Secretaria de Saúde ampliou em 50% a capacidade de realização dos exames de mamografia, no Centro de Referência da Mulher (CRM), e está disponibilizando em todas as unidades de saúde da cidade, no mínimo um profissional capacitado para realização do exame preventivo (conhecido também como Papanicolau).
Além da ampliação das possibilidades de orientação e identificação do câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Jandira, pretende realizar o dia D do Outubro Rosa, que acontecerá em um dos sábados do mês de Outubro.
A Secretaria de Saúde de Jandira, ressalta que:
“ Diversos estudos demonstram que quando o câncer de mama é detectado em seu início as chances de cura superam a 90%.”