Secretaria de Saúde destaca vacinação contra Covid-19 e índices baixos de mortalidade infantil em Osasco
Dados foram apresentados em Audiência Pública da Câmara Municipal
Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde fizeram a prestação de contas da pasta, referentes ao 2º quadrimestre de 2021, em Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Osasco, na noite desta quarta-feira (29).
Os dois aspectos enfatizados na apresentação foram os índices de mortalidade infantil e o trabalho de imunização da população contra a Covid-19, que atingiu os 100%.
A audiência, prevista em lei federal, foi convocada pela Comissão de Saúde e Assistência Social do Legislativo, por meio de seu presidente, o vereador Michel Figueredo (Patriotas), que presidiu o encontro. A vereadora Cristiane Celegato (Republicanos), que é membro da Comissão, presidiu a Audiência, que teve ainda a participação dos vereadores Ana Paula Rossi (PL), Emerson Osasco (Rede), Julião (PSB), Josias da JUCO (PSD) e do secretário municipal de Saúde, Fernando Machado Oliveira.
Conforme os dados apresentados, Osasco investiu 33,77% do orçamento municipal na área da saúde – mais que o dobro estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de no mínimo 15%. A área que recebeu maior investimento foi a assistência hospitalar e ambulatorial, com R$ 406,7 milhões.
Mortalidade infantil em queda
O secretário Fernando Oliveira enfatizou uma queda nos índices de mortalidade infantil no município, que estão abaixo dos dois dígitos. “A mortalidade infantil em Osasco era de 12,46 [por mil nascidos vivos] e estávamos entre os piores municípios. Hoje, a gente conseguiu chegar a um índice de 8,3 e essa é a minha maior satisfação”, comemorou.
Segundo Oliveira, a taxa ideal preconizada pelas autoridades brasileiras deve estar abaixo dos dois dígitos, ou seja, menor do que 10 a cada mil crianças nascidas.
Vacinação
A vacinação contra a Covid-19 é outro fator positivo em Osasco. De acordo com os dados apresentados, a cidade já vacinou 66% da população maior de 18 anos com as duas doses do imunizante. Quando se leva em consideração apenas a primeira dose da vacina, esse percentual chega a 107%.
A redução dos casos de Covid-19 foi significativa devido à imunização da população, com quedas significativas nas internações, leitos de enfermaria e de UTI.