Parlamentares osasquenses aprovam Moção de Aplauso coletiva ao Instituto Irma
Entidade é destaque no trabalho de recuperação de dependentes químicos
O drama da dependência química atinge 35 milhões de pessoas no mundo, segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O problema afeta pessoas de todas as idades, que necessitam de tratamento em clínicas especializadas.
Em Osasco, as organizações não governamentais são um dos principais braços de apoio para o tratamento da dependência química, tendo como destaque a atuação do IRMA – Instituto de Recuperação Missão Amor, que atua há quase 30 anos em trabalhos sociais de prevenção com crianças e adolescentes e na recuperação de vidas.
Nesse sentido, os vereadores osasquenses aprovaram, durante a 25ª Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira (19), a Moção Coletiva de Aplauso 415/2021, direcionada ao IRMA, pelo seu trabalho realizado em prol de dependentes químicos e seus familiares.
A moção, assinada pelas vereadoras Elsa Oliveira (Podemos), Cristiane Celegato (Republicanos) e Ana Paula Rossi (PL), foi discutida em plenário e reforçou a importância do trabalho das casas de recuperação de dependentes químicos, assim como o apoio às famílias dessas pessoas.
“Queremos, juntas, parabenizar o presidente desse instituto, o pastor Jonas Florêncio, o qual vem trabalhando com a recuperação de usuários de drogas há mais de 25 anos no nosso município”, disse Cristiane Celegato.
A vereadora lembrou que Florêncio é o atual presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Compod), que será o responsável pela administração do futuro Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos, anunciado no último dia 14 pelo prefeito Rogério Lins (Podemos).
Segundo o prefeito, o município oferecerá, em parceria com o Compd, comunidades terapêuticas e clínica especializada para o tratamento de dependentes químicos.
Cristiane Celegato — que chegou a propor a criação de um centro de reabilitação para dependentes químicos no Plano Plurianual 2021-2025, mas foi rejeitado por divergências técnicas — comemorou o anúncio da implantação do centro.
“Fico feliz com esse projeto. Essa bandeira da drogadição não pode ser uma apenas de um vereador ou de um só partido. É uma bandeira de cada um de nós, do Legislativo, do Executivo, de cada pessoa que luta por políticas públicas que, verdadeiramente, trarão resultados para a nossa cidade”, acrescentou.
O vereador Ralfi Silva (Republicanos) também parabenizou o pastor Jonas Florêncio pelo trabalho, assim como todos os membros do Compod e a própria Cristiane Celegato pela iniciativa do projeto, que deu origem ao futuro centro de reabilitação.
O vereador Emerson Osasco (Rede) usou a tribuna para parabenizar a colega Cristiane Celegato pela luta contra as drogas e pelo projeto do centro, que vai se transformar em realidade.