Ícone do site Jornal ARua

Escolas estaduais de São Paulo iniciam nova fase com aulas presencias sem distanciamento obrigatório entre alunos

Medida segue recomendação do Comitê Científico de Saúde do Estado; uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura, higienização constante dos ambientes e mãos seguem em vigor

A partir desta quarta-feira (3) as escolas estaduais de São Paulo passam a receber 100% de seus estudantes sem revezamento. Esta nova fase é possível pois o distanciamento de 1 metro entre os alunos não é mais obrigatório. A medida segue recomendação do Comitê Científico de Saúde do Estado. Confira nota informativa: https://bit.ly/31fNuFS.

Protocolos como uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura, higienização constante dos ambientes e mãos seguem em vigor. A presença dos estudantes nas unidades é obrigatória, salvo exceções:

•Jovens pertencentes ao grupo de risco, com mais de 12 anos, que não tenham completado seu ciclo vacinal contra COVID-19;

•Jovens gestantes e puérperas;

•Crianças menores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco para COVID-19, para as quais não há vacina contra COVID-19 aprovada no país;

•Estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à COVID-19, mesmo com o ciclo vacinal completo, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas.

“A partir deste dia 3, estamos voltando com as aulas 100% presenciais e obrigatórias e com o fim do distanciamento. Faz todo o sentido seguirmos esses passos. Com o avanço da cobertura vacinal, os indicadores epidemiológicos sobre a Covid-19 mostram significativa melhora no combate a essa doença”, destacou o secretário estadual da Educação de SP Rossieli Soares. 

Mantendo a obrigatoriedade do uso de máscara, Soares ressalta que a higienização constante das mãos e também a utilização do álcool em gel são bons hábitos que os estudantes estarão aprendendo cada vez mais na escola. “Além de todos os demais protocolos vigentes, nosso foco será recuperar a aprendizagem dos nossos estudantes”, enfatiza o secretário da Seduc-SP.

Normas para o acompanhamento dos estudantes remotos, atividades presenciais, conduta nos momentos de ida e volta, entrada e saída da escola, alimentação e monitoramento de casos foram publicadas em Diário Oficial através da resolução Seduc 109, de 28-10-2021.

Essas medidas também valem para as redes privada e municipais que não possuem conselhos de Educação próprios. Os demais municípios têm autonomia de seguir ou não a orientação da Seduc-SP, desde que apresentem justificativas pautadas nos dados epidemiológicos que impeçam o retorno presencial.

Até o momento, 97% dos profissionais da educação estão com o esquema vacinal completo e 96% dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose, o que fortalece a manutenção das medidas e contribui ao retorno das atividades presenciais. Eventos culturais, científicos esportivos liberados Com a atualização dos protocolos sanitários eventos culturais, científicos e esportivos escolares agora estão liberados.

Sair da versão mobile