Crianças, jovens e adultos participam de oficina de artesanato
Entre os dias 18 e 21 de outubro, a rotina da Escola Municipal Profª Ana Maria Pereira, localizada no Nakamura Park, foi diferente. Isso porque, aconteceu o ‘Projeto Oficinas de Artesanato Sustentável: Uma nova fonte de renda’, com a artesã Shirley Rizzi. Dezenas de pessoas participaram das aulas e aprenderam a fazer objetos decorativos com vidro, CD’s, papelão, embalagem cartonada (Tetra-pak), bijuterias, enfeites de Natal feitos com materiais recicláveis.
Todo o material produzido durante as aulas foi exposto em uma mostra que aconteceu na própria escola. O projeto das oficinas está entre as iniciativas culturais premiadas pelo Edital Seu Dito da Congada, lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer com recursos da Lei Federal Aldir Blanc.
De acordo com Shirley Rizzi, o projeto “tem sua base nos conceitos de arte e sustentabilidade e tem como objetivo ensinar aos participantes técnicas para reciclagem e reaproveitamento de diversos materiais, transformando-os em objetos comercializáveis, gerando possibilidade de renda para famílias carentes ou em dificuldades financeiras”.