Lançamento de livro em homenagem a Rubens Furlan reúne autoridades em Barueri
Nesta semana, o prefeito Rubens Furlan vivenciou um momento ímpar em sua vida pessoal e política. Com 45 anos de vida pública e nove mandatos – seis deles como prefeito de Barueri -, ele foi homenageado com o lançamento do livro ‘Rubens Barueri Furlan’, organizado pelo jornalista João Palma, que conta sua trajetória política.
O evento, realizado na terça-feira (16/11), na Câmara Municipal de Barueri, reuniu autoridades da região, que prestigiaram o lançamento, além do ex-presidente Michel Temer, que gravou um vídeo parabenizando o prefeito.
“Você é prefeito de Barueri e fez esse município crescer enormemente. Foi meu colega, deputado federal e eu não poderia deixar de cumprimentá-lo neste momento, principalmente porque estão lançando um livro contando sua vida o que é oportuníssimo porque você faz muita coisa, mas se alguém não retrata aquilo que você fez, você acaba não servindo de exemplo, e você será um exemplo para as gerações atuais e as que virão”, declarou Temer, no vídeo, transmitido durante o lançamento.
Presente no evento, o ex-prefeito de Osasco, Francisco Rossi, também fez questão de parabenizar Furlan por sua dedicação à vida pública. “O Furlan, na minha opinião, é o maior fenômeno da história, não só da região, mas de São Paulo e do Brasil. E eu peço a Deus que lhe dê saúde para ver você chegar onde eu tentei e não consegui. Eu torço para que você seja o governador no Estado de São Paulo. E eu quero ser um dos coordenadores da sua campanha. Tudo passa muito rápido, mas você construiu uma obra que vai durar por muitos anos, porque você conseguiu construir uma obra no coração das pessoas. Isso é que é importante, porque essa é a obra mais difícil de se construir. Você cativa as pessoas, porque é uma pessoa generosa. Você é uma pessoa que marca a vida das pessoas. Você marcou a minha história.”
A deputada federal Bruna Furlan também participou do lançamento para prestar uma homenagem a seu pai. “Não sei se falo aqui como filha, se eu falo como deputada federal, que exerce o terceiro mandato por conta do seu apoio e da sua confiança no meu trabalho. Não teve um dia, em Brasília, que eu não sentisse o peso de carregar a responsabilidade de honrar um nome que sempre foi honrado. Eu tenho um sonho de um dia fazer para as pessoas o que ele fez. Que eu consiga mudar a vida das pessoas como ele mudou. Hoje é um dia que certamente vai ficar na minha memória e na minha história por homenagear a pessoa mais importante da minha vida.”
Parceiro de vida pública de Rubens Furlan, há mais de 40 anos, o vice-prefeito e secretário de Obras, Beto Piteri, também participou do lançamento e homenageou o amigo. “Quando o justo governa o povo é feliz. E o nosso povo é feliz. Barueri é feliz porque o justo está governando. Não vou falar de nada que está se fazendo na cidade porque o povo já sabe. Também não vou falar da vida pública do Furlan porque vocês também já conhecem a história. Vou falar dos mandamentos, de dois deles, que são fundamentais e que todos devem seguir. O primeiro é ‘amar a Deus sobre todas as coisas’, e tudo que o prefeito faz, eu sei que ele crê em Deus, está à frente de tudo. O outro mandamento é ‘amar ao próximo como a si mesmo’, porque se você amar o seu semelhante como a si mesmo, você não vai causar mal a ninguém. E é assim que o prefeito governa. Desde seu primeiro mandato como vereador, ele governa trabalhando para o povo como se fosse para ele mesmo. Quando ele vai na escola e atende uma criança, o pai fica satisfeito. Na na saúde, a mesma coisa. Ele atende uma necessidade da família e a família fica satisfeita. Isso acontece em todos os setores em que o povo é atendido na cidade de Barueri. Ele está governando como se fosse para ele mesmo. E ele fala sempre: ‘eu governo Barueri como se fosse para mim’. E eu vivi isso junto com ele. É assim que o prefeito Furlan governa e é assim que ele tem essa longa vida pública, porque ele governa para o próximo como se fosse para si mesmo. E uma coisa muito importante também é que a família Furlan é uma família abençoada, a começar pela sábia Sônia Furlan, porque uma mulher sábia edifica seu lar. Por seus filhos, seu genro, noras e netos, que aprenderam com humildade com esse casal. Para encerrar, deixo uma passagem bíblica: ‘a humildade vai na frente da obra’. E assim, prefeito, que você e sua família governam a nossa querida e feliz cidade de Barueri.”
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, Sônia Furlan, também falou sobre sua gratidão ao relembrar sua história ao lado do marido. “Hoje é um dia de gratidão para mim. Agradeço a Deus pela oportunidade que ele concedeu em nossas vidas, pelas bênçãos recebidas, pela ajuda nos momentos difíceis e pela condição de superar as coisas. Gratidão a cada servidor municipal, a cada secretário municipal, que ajudaram o Furlan ao longo desses 45 anos a cuidar da nossa cidade. Gratidão aos amigos que cuidaram dos nossos filhos quando a gente não podia estar com eles, inclusive socorrendo nos pequenos acidentes, tão comuns com crianças pequenas. As nossas vizinhas da rua 15 de Novembro, no Jardim Belval, desde 1983, que cuidavam dos meus filhos enquanto eles brincavam na rua com as outras crianças, que os alimentavam… meu agradecimento ao nosso amigo Bittencourt, por ter acreditado no Furlan e ter dado a oportunidade para ele, para que ele iniciasse, para que ele pudesse estar aqui hoje. Agradeço ao Beto Piteri por seus aconselhamentos, que sempre trazem equilíbrio e serenidade para o Furlan. Gratidão aos vereadores desta casa que ajudam o Furlan a fazer um bom governo e gratidão especial para as pessoas que trabalharam comigo cuidando da população da nossa cidade de uma forma tão bonita, tão inclusiva, com tanta generosidade e igualdade. E essa é uma das características do governo do Furlan. Me lembro que jovem ainda eu estudava e trabalhava. Um dia eu passei pelo Jardim Belval, toda vida eu morei lá, e tinha um movimento político. Eles estavam inaugurando alguma coisa e eu pensei: ‘meu Deus, um sábado de manhã, estou tão cansada, e esse pessoal com essa disposição’. Quando eu poderia imaginar que se passariam mais de 40 anos e a gente estivesse juntos trabalhando pela população. Por isso, meu agradecimento diário a Deus. Sou sou muito grata a Deus por todo esse poder que ele concedeu ao Furlan, para cuidar da sua cidade. E é por isso que a gente tem Barueri como a nossa casa. Tenho muito orgulho do que o Furlan fez e me sinto honrada de poder contribuir um pouco para que a cidade seja mais solidária e da sua trajetória de vida. É uma honra morar nessa cidade abençoada, solidária e humana.”
Além de relembrar sua trajetória, iniciada em 1976, na Câmara Municipal de Barueri, como vereador, Rubens Furlan lembrou de sua atuação como deputado e todos seus mandatos como prefeito de Barueri. “Eu não procuro ser generoso ou ser bom. Eu procuro ser justo. Temos que pautar pela justiça. Sinto falta hoje de pessoas que me ajudaram na minha trajetória e que me mostraram que quando há erro do homem público, quem paga é o povo. O homem público não tem o direito de errar. Quero ser um prefeito melhor do que eu já fui e peço a Deus que eu consiga ser esse prefeito que eu desejo ser para que o nosso povo se agrade e para que eu possa oferecer para a população da cidade uma qualidade melhor de vida. Eu quero ter resposta para as perguntas dos meus filhos sobre o que eu fiz para a próxima geração. O que eu fiz nesses 45 anos para o Brasil, para o Estado de São Paulo… e eu vou responder o que eu fiz por Barueri. Gostaria que todos os homens públicos fizessem aquilo que o povo deseja que seja feito. Peço para que Deus me dê sabedoria e saúde para que eu possa ser importante no sentido da palavra servidor do nosso povo da nossa cidade. Quero agradecer primeiro a minha mulher porque é muito difícil a vida da mulher do homem público. A maior parte das vezes ela está onde tem que estar e não onde ela gostaria de estar. São raras as vezes que eu vou onde eu quero ir. Eu vou sempre onde eu preciso ir, e tem sido assim nesses 45 anos. Tem vezes que eu penso até em terminar esse mandato e viver uma vida normal, andando por aí e eu digo para todos os meus secretários, meus amigos, que eu aguento tudo, só não aguento escândalo, porque eu gosto de ir no shopping, de andar na rua, de ser respeitado pelos meus amigos e pelo meu povo. Então a minha conduta tem que ser ímpar. A minha felicidade é o aceno do meu povo. Quando eu ando por aí eu quero agradecer a população da minha cidade, que não me faltou em lugar nenhum da cidade o carinho do povo. As pessoas me tratam com alegria e com respeito, e esse é o meu maior patrimônio. Não existe dinheiro no mundo que pague isso. Quero agradecer a minha família. Quero que meus netos tenham orgulho do meu legado. Não sou muito adepto de ler, mas esse livro eu vou ler. Só tenho que agradecer. Sou um homem feliz, discursou Furlan.
O livro está disponível em todas as bibliotecas da cidade e também pode ser acessado, em audiolivro ou para leitura digital, no site: rubensbaruerifurlan.com.br/.