No Dia do Doador de Sangue, HMB ressalta a importância dessa ação
A doação pode ser feita de segunda a sexta com agendamento no site da Pró-Sangue
Nesta quinta-feira (25/11) é celebrado o Dia do Doador de Sangue e o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) aproveita essa data para explicar o processo da doação, que pode ser realizada no posto de coleta da Fundação Pró-Sangue, localizado no piso térreo do HMB.
Para fazer a doação, devido ao cenário de pandemia, é necessário agendar o dia e horário no site http://www.prosangue.sp.gov.br. O funcionamento do posto é de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h, e o telefone para contato e dúvidas é (11) 2575-3375. Vale lembrar que o uso de máscaras é obrigatório e que há disponibilização de álcool em gel para higiene das mãos.
O processo total de doação, que demora menos de uma hora, consiste no preenchimento de cadastro, teste de anemia, verificação de sinais vitais e peso, triagem clínica com entrevista confidencial e coleta de 450 ml de sangue.
Os critérios básicos para doação são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado e apresentar documento original com foto recente. É importante lembrar que existem alguns impeditivos temporários para doação, como resfriado, gravidez e extração dentária, e definitivos, por exemplo, Hepatite e Malária. Mais informações sobre os requisitos para doação podem ser consultadas no link: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html.
Em relação à Covid-19, pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus só podem realizar a doação de sangue após 30 dias da recuperação completa, e aqueles que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos para doar por 14 dias após o último dia de contato.