Ícone do site Jornal ARua

Pintura de adolescente do Caps de Barueri fica em segundo lugar em exposição de artes

Expressar os sentimentos através da pintura em tela fez MJSP, de 13 anos, ganhar o segundo lugar na “Exposição Sentido da Vida”. O concurso de arte teve a participação de cerca de 70 trabalhos em fotografia, artesanato, poesia, pintura e ilustração, obras de autoria de pacientes dos Caps dos municípios de Barueri, Santana de Parnaíba, Osasco, Jandira, Carapicuíba e Itapevi. MJSP é paciente da Caps I – Trilha (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil) de Barueri.

A exposição aconteceu em setembro no Centro de Memória Integração Cultural, em Santana de Parnaíba. As obras foram selecionadas por visitantes, professores de artes e psicólogos.

A atividade terapêutica da qual a adolescente do Caps I participou foi uma entre várias outras organizadas pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Saúde e da Diretoria Técnica de Saúde Mental, como das ações do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

Vínculo de confiança na terapia
A pintura que foi classificada em segundo lugar retrata as várias facetas da vida, na visão da adolescente. “Eu quis mostrar a família, religião, amor, escola, sucesso. A vida tem muitos sentidos”, disse.

Cristiane da Cunha, psicóloga que acompanha MJSP, disse que ela é uma adolescente que criou um vínculo de confiança no processo terapêutico muito positivo, contribuindo bastante para a evolução do seu tratamento.

“Observo que quando o paciente consegue se expressar, há como consequência um amadurecimento que contribui para a compreensão de como lidamos com nossos conflitos, e pude observar isso acontecer com ela”, afirmou Cristiane.

Ainda de acordo com a psicóloga, atividades voltadas para o protagonismo juvenil são fundamentais para o fortalecimento da autoestima e a arte proporciona isso.

Sair da versão mobile