A partir de 1º de janeiro, agentes de trânsito de Barueri usarão novos uniformes
Para aumentar a visibilidade e a segurança, os Agentes de Trânsito do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) de Barueri começam a usar a partir do dia primeiro de janeiro um novo uniforme. Mais moderno e com novas cores, o novo fardamento segue a proposição da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do governo federal.
O novo uniforme nas cores predominante preto e amarelo proporciona melhor visualização dos agentes durante o trabalho de fiscalização e atuação direta no trânsito das vias da cidade.
De acordo com o diretor de Mobilidade Urbana, Valter de Oliveira, a nova roupagem do Demutran segue a tendência nacional, da Senatran, e internacional, uma vez que as mesmas cores são utilizadas em uniformes de agentes de países da Europa e dos EUA, por exemplo.
Kit uniforme
Os 168 Agentes de Trânsito já receberam os kits completos com os uniformes, que são compostos por:
- Camiseta/Camisa (gandola);
- Calça operacional e calça culote (para motociclistas);
- Jaqueta e jaqueta com proteção (para motociclista);
- Boné (cobertura);
- Cinturão de nylon e cinturão de couro;
- Proteção de cotovelos (manguito, para motociclistas);
- Botas cano curto e longo;
- Colete refletível;
- Capacete
O design do novo fardamento foi especialmente concebido para a Prefeitura de Barueri, com o auxílio de profissionais do Demutran.
A atuação do Demutran na cidade se dá em caso de acidente de trânsito, com sinalização do local e orientação às partes envolvidas; recolhe veículos abandonados;
elabora vistorias técnicas; orienta e fiscaliza os eventos e obras em via pública; elabora projetos para educação no trânsito; julga processos de defesa de autuação de trânsito etc.