Ícone do site Jornal ARua

Câmara de Osasco incentiva vacinação de crianças no município

Presidente da Câmara, Ribamar Silva, elogiou agilidade em iniciar vacinação de crianças com comorbidades

Há poucos dias, o Ministério da Saúde promoveu uma audiência pública para discutir a vacinação contra Covid-19 em crianças. Na ocasião, o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, apresentou dados confirmando o óbito de 311 crianças por Covid-19. Segundo ele, os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), em decorrência da Covid-19, representam 0,34% do total registrado na faixa de 5 a 11 anos, ou seja, 6324 casos.

Com isso, a vacinação contra o Covid-19 foi autorizada em crianças entre 5 e 11 anos, priorizando aquelas com comorbidades. Os municípios traçaram planos para agilizar a vacinação e Osasco já iniciou neste domingo (16).

Para a vacinação das crianças é obrigatório realizar um cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. Depois, deve-se agendar horário através dos telefones 156 ou 3651-7080, ou ainda pelo aplicativo 156 Osasco. É preciso comprovar a comorbidade da criança com laudo, receitas, exames ou prescrição médica; e apresentar documento da criança (CPF ou Cartão SUS) e o comprovante de endereço.

Orienta-se a imunização das crianças com as seguintes comorbidades:

Anemia falciforme

Arritmias cardíacas

Cardiopatias congênitas

Cirrose hepática

Cor pulmonale e hipertensão pulmonar

Diabetes mellitus

Doença cerebrovascular

Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3

Hipertensão estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo

HIV

Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)

Insuficiência cardíaca

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Obesidade mórbida

Pneumonias crônicas graves

Próteses valvares – Dispositivos cardíacos implantados

Síndrome de Down

Síndromes coronarianas

Talassemia

Transtornos globais do desenvolvimento

Valvopatias

O presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva (PSD) elogiou a agilidade dos responsáveis pela vacinação em Osasco e incentivou os pais a vacinarem seus filhos.

“A ciência já comprovou que as vacinas evitam casos graves de diversas doenças. Nossas crianças, desde o nascimento, recebem inúmeros imunizantes que irão protegê-las de diversas doenças que poderiam provocar mortes. Osasco mais uma vez mostra que está preocupada com saúde de sua população e disponibiliza o serviço para todos que acreditam e queiram imunizar seus filhos. A vacinação é importante para todos”, frisou o parlamentar.

Sair da versão mobile