São Roque passa a integrar o Cioeste, maior Consórcio do Brasil
Na quarta-feira, 9/02, o município de São Roque passou a integrar o Cioeste, somando-se a outras 11 cidades da Região Metropolitana Oeste da Grande São Paulo que compõem o Consórcio: Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Cajamar, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.
Com cerca de 3 milhões de habitantes, destes, aproximadamente 2 milhões de eleitores, os municípios que se reúnem no Cioeste estão inseridos no principal polo de riqueza nacional, o que faz da entidade o maior Consórcio de municípios do Brasil, com um PIB de mais de 200 bilhões.
A assinatura do acordo de adesão de São Roque aconteceu em reunião realizada no gabinete do prefeito, Guto Issa. Participaram do encontro, o secretário executivo do Cioeste, ex-prefeito de Osasco Jorge Lapas, o chefe de gabinete da Prefeitura de Osasco, Jorge Poio, o diretor de projetos do Consórcio, Carlos Abrão, e o diretor de relações empresariais, Valdir Baptista.
Na oportunidade, Lapas fez questão de destacar a importância do ingresso de São Roque ao bloco: “O Cioeste conta com as cidades que mais crescem no País, são municípios que possuem inúmeras empresas, principalmente na área de inovação e tecnologia. São Roque está muito linkada com tudo isso, contando com novo aeroporto e com a vinda da XP Investimentos, o que tem tudo a ver com o Cioeste, pela dinâmica e importância do próprio Consórcio. O prefeito Guto Issa é muito competente e sempre antenado com tudo o que está acontecendo na região, e para nós é um fortalecimento, um ganho muito grande”, ressaltou.
Sobre a cidade – São Roque é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo. É conhecida como a Terra do Vinho, pois possui em seu território diversas vinícolas, com produção grande e variada. Na cidade, o turista pode usufruir, sem custos, do famoso “Roteiro do Vinho”, com degustação da bebida e de outros produtos locais.
Pessoas de toda a região, em um raio aproximado de 100 km, visitam a cidade semanalmente, onde fazem belos passeios, frequentam restaurantes variados e degustam produtos e bebidas típicas da cidade, que vão além do vinho, incluindo licores, destilados, alcachofras e doces variados.