Fábrica de Cultura celebra o aniversário do município de Osasco com música, teatro e diversão
Unidade deve iniciar as atividades em junho, mas em parceria com a Prefeitura de Osasco o programa já mostra um pouco do que irá oferecer para a população
A Fábrica de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis, irá celebrar o 60º aniversário do município em parceria com a Prefeitura de Osasco. No dia 20 de fevereiro, domingo, a unidade irá promover atividades teatrais e musicais na Rua Santa Rita, Jd. Rochdale — Osasco, em frente a unidade da Fábrica, que tem previsão para iniciar as atividades em junho. Confira a programação:
O evento começa às 10h, com o espetáculo teatral O fuá de Benedito na terra de são Saruê, da Cia Babau Fuá que apresenta histórias de Mamulengo, lendas da oralidade e da tradição brasileira, através de bonecos populares.
Nessa peça, Capitão João Redondo, dono de terras e posses, ordena que toda brincadeira e folguedo parem imediatamente, mandando todos os participantes da brincadeira “trabalhar” ao invés de “vadiar”. Com essa ordem, Benedito se mete em confusões, já que com sua esposa Rosinha, veio para festejar o “aniversário de Osasco- 60 anos” e quer comemorar o nascimento de seu filhinho que está para nascer.
Logo depois, às 11h, será apresentado a peça audiovisual A Vida É Sonho?, produzida por aprendizes da Fábrica de Cultura Capão Redondo dentro do Projeto Espetáculo 2021, ação artístico-pedagógica de produção coletiva que reúne jovens a partir dos 12 anos para participar de um processo artístico, que engloba pesquisa, construção e apresentação de um espetáculo, podendo ser musical, teatral, audiovisual ou de dança.
A produção traz a história de Marsalis, um MC que conduz o espectador para uma reflexão musical sobre o Lado A e o Lado B dos Sonhos. Com uma banda cênica em ação, a peça show audiovisual “A Vida é Sonho?” passa por quatro estações dessa viagem: Sonho, Utopia, Pesadelo e Despertar, com músicas autorais e homenagens que vão de Martin Luther King ao poeta Sérgio Vaz.
A celebração segue para finalização, a partir das 12h, com o show do Samba de Dandara. Fundada em 2012, a banda propõe debates sobre ancestralidade e protagonismo feminino no samba e na sociedade ao trazer uma representação musical que passeia por ritmos afro-brasileiros, sobretudo o samba em suas diversas vertentes – ijexás, afoxés, pontos de candomblé e umbanda.
O evento é aberto ao público que deve seguir os protocolos de prevenção à Covid-19, com uso de máscara e álcool em gel.
Além da unidade Osasco, a Poiesis gerencia as unidades do programa localizadas nas regiões Norte (Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã), Sul (Capão Redondo, Jardim São Luís e Heliópolis, que será inaugurada), além da unidade Diadema e Iguapé (a ser inaugurada).
—-
SERVIÇO
60º Aniversário de Osasco com a Fábrica de Cultura
20 de fevereiro, das 10h às 13h
Aberto ao público.
Endereço: Rua Santa Rita, Jd. Rochdale, Osasco, SP, 02675-031
Programação:
10h: Espetáculo “O fuá de Benedito na terra de São Saruê”
Com: Cia. Babau Fuá
Instagram @babau_fua
11h: Projeto Espetáculo — A Vida É Sonho?
Produção: Fábrica de Cultura Capão Redondo e Poiesis
Orientação Artística: Bernadeth Alves
Direção: Adriano Matos e Ícaro Rodrigues
Direção de Arte: Caio Franzolin e Caio Marinho
Direção de filmagem, Edição, Montagem e Fotografia: Fernando Solidade
Preparação Corporal: Ivo Alcântara
Preparação de Narrativa e Vocal: Carolina Nagayoshi
Cenografia | Coordenação: Caio Marinho
12h: Apresentação banda Samba de Dandara
Maíra da Rosa (voz), Laís Oliveira (cavaco), Amanda Lima (violão 6 cordas), Mariana Rhormens (flauta transversal e percussão), Tati Salomão (percussão), Ana Lia Alves (percussão) e Kamilla Alcântara (percussão).
Instagram @sambadedandara