Crianças conhecem papel do vereador em visita a Câmara de Osasco
Em 2017, foi aprovado na Câmara de Osasco o Decreto nº 11.509, que tem como objetivo a valorização dos docentes da Rede Municipal do Ensino, através de concursos de projetos. Surgia o programa “Professor Inovador”, que distribuía prêmios de até 15 mil reais.
São muitos projetos que levam ainda mais conhecimento aos alunos e vão ao encontro do que é estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Na manhã desta terça-feira (24), antes da realização da 15ª Sessão Ordinária, alunos com idades entre 3 e 4 anos, da CEMEI Vilma Foltran Portella, do Jardim Rochdale, visitaram a Câmara Municipal, como parte do projeto “Trilhando Profissões”, criado pelo professor Rafael Nunes dos Anjos.
“Vi uma propaganda sobre o Ensino Médio e pensei: ‘Por que não estimular as crianças a descobrirem as profissões de forma lúdica?’ Decidimos tocar o projeto e estamos levando as crianças a diversos lugares para que elas tenham contato direto com os profissionais. Por meio de brincadeiras e curiosidades, buscamos desenvolver interesses e descobrimos as habilidades de cada aluno”, disse Rafael Anjos.
A diretora da escola, Janaina Trevisan, comentou que tem percebido o envolvimento das crianças e como elas se empolgam com as atividades. “Nessa fase, as crianças são curiosas, receptivas e mostram muito interesse nas atividades. Essa forma lúdica de mostrar a realidade tem sido surpreendente”.
As crianças sentiram-se à vontade na Câmara Municipal, principalmente no Plenário Tiradentes, onde puderam brincar no tapete e nas cadeiras, falar ao microfone, tirar fotos com os vereadores e levar leveza para a Casa de Leis.
O vereador Délbio Teruel (DEM), que chegou a emprestar a gravata para o presidente-mirim que assumiu a cadeira do presidente Ribamar Silva, comentou que as crianças são inspiradoras pela curiosidade, vontade de aprender e espontaneidade. “Antes de uma sessão, receber a visita desses pequenos é inspirador. Eles nos inspiram porque nossas ações influenciam no futuro deles e daqui podem aparecer profissionais incríveis em alguns anos”, refletiu o parlamentar.
Os alunos estavam acompanhados pelos professores Rafael Nunes dos Anjos, Vanessa Cabral, Bruna Spiandorim, Ana Flávia Aragoni e pela diretora Janaína Trevisan.