Ícone do site Jornal ARua

Parnaíba Segura garante agilidade no registro de ocorrências policiais em Santana de Parnaíba

Mais de 145 mil moradores de Santana de Parnaíba (SP) agora contam com mais praticidade, agilidade e segurança na hora de realizarem um registro de ocorrência policial e de segurança pública pelo aplicativo Parnaíba Segura. A prefeitura do município paulista e a Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia firmaram parceria para integrar a aplicação criada pela prefeitura à plataforma GOV.BR de relacionamento do governo federal com o cidadão.

“A integração com o GOV.BR é um ganho para o cidadão, que não precisa memorizar uma infinidade de credenciais e senhas para utilizar o serviço desejado com rapidez e segurança. Nosso objetivo é oferecer serviços digitais cada vez melhores de forma prática e eficiente a todos os brasileiros”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

Entre as ocorrências que poderão ser registradas estão denúncias de violência doméstica e familiar enquadradas na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006); casos de abusos de menores; e denúncias de agressão ou acidentes. Para o registro, basta acessar o aplicativo Parnaíba Segura, fazendo o login pelo GOV.BR. As ocorrências são encaminhadas diretamente para a guarda municipal, facilitando e reduzindo ainda mais o tempo de atendimento às solicitações.

Para o prefeito de Santana de Parnaíba, Antônio Marcos Batista Pereira, a cidade é uma das cidades mais seguras de São Paulo há 9 anos. “O aplicativo é uma oportunidade para melhorar ainda mais, agregando o SOS Magistrado, para atendimento a juízes, promotores e autoridades policiais, e Maria da Penha, para atendimento a pessoas com medidas protetivas, às prioridades de nossa guarda municipal”, relata.

Transformação digital

Os moradores de Santana de Parnaíba que ainda não possuem identificação digital no GOV.BR podem baixar o aplicativo GOV.BR no celular ou acessar a plataforma na Web. Depois é só informar o CPF e seguir os passos para finalizar o cadastro. A identificação digital no GOV.BR permite acesso integrado a mais 4.900 serviços públicos digitais já utilizados por mais de 130 milhões de brasileiros. O primeiro nível de identificação digital na plataforma, que é o bronze, já permite o cadastro de ocorrências no aplicativo Parnaíba Segura.

Os níveis de segurança de acesso ao GOV.BR, que é gratuito, dependem do grau de validação dos dados cadastrais da pessoa. Quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, como em bases da Justiça Eleitoral, por exemplo, maior o nível da conta. Para se cadastrar, basta acessar https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br.

Sair da versão mobile