GT de Turismo do CiOeste promove reunião com integrantes de várias cidades e membros de universidades
Na terça-feira, 28/06, aconteceu mais uma reunião do GT de Turismo do CiOeste, com representantes de várias cidades que compõem o Consórcio e a participação de membros de universidades convidadas, que em breve serão parceiras do grupo de municípios no projeto de alavancar o turismo na região. Estavam presentes os professores José Maria Souza, das Faculdades Integradas Rio Branco, Katherine Silva, da Fatec São Roque e Juliana Carvalho da Faculdade Lusófona.
Os convidados levaram à reunião propostas de trabalho executadas junto a seus alunos, atendendo a sugestões apontadas pelo GT de Turismo do CiOeste. Foram expostas excelentes ideias de fomento às atividades turísticas na região. Entre as apresentações, alunos da Fatec São Roque mostraram um aplicativo de dispositivo móvel voltado ao turismo nas cidades, com informações aos turistas, campos para avaliação dos serviços, mapas com localização dos pontos e navegação por GPS, entre outras utilidades. Também foram apresentadas propostas para a internacionalização do CiOeste, devido ao potencial econômico e populacional do grupo de cidades que a entidade reúne; treinamento aos servidores municipais; produção de material bilíngue para divulgação do Cioeste; criação de ComTur em todas as cidades; produção de um inventário turístico da região, entre outras contribuições.
“É bom ver que o CiOeste e as cidades podem contar com a participação de tanta gente capacitada e com vontade de fazer pela região. O Consórcio foi constituído para articular políticas públicas de maneira integrada, com a finalidade de potencializar essas políticas e promover desenvolvimento regional de maneira sustentável. Na fase atual, estamos nos abrindo para tratar com instituições, como foi com a OAB e agora as universidades”, salientou Jorge Lapas, secretário executivo do CiOeste.
“Foi uma reunião muito boa, com cada um apresentando seu entendimento. Estamos em fase de amadurecimento da parceria, que será formalizada em breve, fazendo uma verdadeira revolução no GT de Turismo. O apoio das universidades, com seus alunos empenhados e motivados, nos levará a mudanças muitos significativas para a nossa comunidade e sem custo para o CiOeste. Os alunos também ganham, com a oportunidade de realizar atividade prática no setor, poder amadurecer conhecimentos profissionais e ainda podem fazer network e acumular bagagem para ampliar o currículo”, avaliou Evaldo Almeida, coordenador de turismo do CiOeste e secretário de turismo de Carapicuíba.