Carapicuíba oferece equoterapia para crianças e adolescentes com deficiência
A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem convênio com o Rancho da Hípica para disponibilizar o serviço de equoterapia às pessoas com deficiência residentes no município. Atualmente, mais de 100 crianças e adolescentes são assistidas pelo programa.
As sessões acontecem uma vez por semana e têm duração de 30 minutos. Os participantes são acompanhados por uma terapeuta e dois condutores. A equoterapia utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando melhorias biopsicossociais.
“Depois do atestado de saúde e triagem com a equipe de profissionais, os objetivos dependem do prognóstico de tratamento traçado para cada praticante. Assim, direcionando o melhor tratamento para cada usuário (a) do serviço”, afirma Elaine, Coordenadora do Rancho da Hípica.
Para ter acesso ao serviço as crianças e adolescentes devem estar cadastrados no CadÚnico, após isso, a Secretaria de Assistência Social faz o encaminhamento para a terapia.