Pirapora fica em último lugar no ranking das cidades sustentáveis do Estado de SP

Pirapora do Bom Jesus, cidade da região metropolitana de São Paulo, está em último lugar no ranking de cidades sustentáveis entre os municípios do estado. Dos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), apenas um foi atingido integralmente: o que se refere à indústria, infraestrutura e inovação. Entre os maiores desafios estão a erradicação da pobreza e da fome, criação de empregos e a universalização do saneamento básico.

O levantamento foi divulgado em julho pelo Instituto Cidades Sustentáveis e pretende orientar a política municipal e definir referências e metas com base em 100 indicadores de gestão. O índice reúne dados de todas as cidades brasileiras para identificar virtudes e fragilidades de cada um dos 5.570 municípios.

“Grande parte da receita municipal vem de transferências federais. É pouca arrecadação. O valor per capita em investimento público é baixo. Tem uma questão estrutural financeira importante”, afirma Igor Pantoja, assessor de coordenação do Instituto Cidades Sustentáveis.   

A informação foi confirmada pelo procurador-geral de Pirapora do Bom Jesus, Marcos Sérgio de Souza. Segundo ele, o orçamento para 19 mil habitantes está abaixo do observado em outras cidades com polo industrial. Hoje a cidade vive do turismo religioso.

“O nosso orçamento é pequeno, nunca será igual ao de Santana de Parnaíba. Nossa arrecadação depende exclusivamente do ISS e do IPTU, que é a maior fonte de recursos próprios. Trabalhamos também com emendas parlamentares complementares em áreas como saúde. A prioridade é ampliar o parque industrial para aumentar a arrecadação e a geração de empregos”, justifica. 

Pirapora

Pirapora ocupa a posição de número 3.102 de 5.570 municípios em todo o Brasil. A pontuação geral foi de 45,61 de um total de 100, segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. 

“O município teve um desempenho melhor que outras cidades do país em alguns ODSs. Apesar de estar como a pior cidade no ranking de São Paulo, Pirapora está um pouco abaixo da pontuação média do Brasil, que é de 49. Está praticamente no meio do ranking brasileiro. Em geral, São Paulo teve um bom desempenho como estado”, explica Igor Pantoja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.