Os estudantes de 9º anos da Emef Sandro Luiz Braga, do Engenho Novo, estão participando do projeto “Bicentenário da Independência do Brasil na Busca da Antidiscriminação nos Espaços de Trabalho e Cidadania”.
A iniciativa é da Justiça do Trabalho por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, e acontece desde o mês de junho. A juíza Daiana Monteiro Santos está realizando palestras junto aos alunos, abordando temas como seleção e contratação de profissionais, trabalho infantil, trabalho escravo, trabalho formal e informal, diversidade e discriminação no trabalho, entre outros assuntos que abordam a vida cotidiana no ambiente profissional.
Além das palestras, os alunos também receberam cartilhas ilustradas com informações sobre o projeto e com os temas abordados. Os encontros acontecem quinzenalmente e são sempre cheios de informações e oportunidades de esclarecimentos diversos sobre mercado de trabalho. A cada encontro é abordado um tema que deixa os alunos cada vez mais entusiasmados.
Integrando as atividades, na semana passada os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda. A visita foi considerada de grande relevância, já que os participantes puderam ver de perto as rotinas administrativas, audiências dos juízes, além de tirarem dúvidas sobre aquela instituição e seus profissionais.
De acordo com a professora Alecssandra Josepfina, responsável pela condução do projeto, a iniciativa está contando com o apoio dos gestores e com o entusiasmo dos alunos. “Nossos estudantes necessitam de expectativas para sonhar, se tornarem os futuros trabalhadores do futuro e também conhecerem seus direitos e deveres”, avaliou.