UBS da Aldeia de Barueri promove ação em prol da campanha “Agosto Lilás”
No dia 23 (terça-feira) a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Francisco Caiaba (na Aldeia de Barueri) se mobilizou em prol da campanha Agosto Lilás, que incentiva o combate à violência doméstica.
Materiais sobre a Lei Maria da Penha, os canais de denúncia e os tipos de violência foram distribuídos em diversos locais da Aldeia com o intuito de levar informação no combate à violência contra a mulher.
Sapatinhos lilás
Os informativos foram distribuídos em diversos pontos, como escolas, ONGs, comércios, oficinas mecânicas, lava-rápidos, dentre outros. Junto com os materiais, um chaveirinho de sapatinho lilás e uma carta contendo a simbologia desse ato foram entregues aos moradores.
De acordo com a assistente social Ivani M. Souza, a proposta foi apresentar o tema de forma “leve”, já que os sapatos são a proteção para pés machucados, fazendo analogia à Lei Maria da Penha, que visa proteger as vítimas de violência.
“A carta é para reflexão. A ideia é que mais pessoas se tornem multiplicadoras do combate à violência. A simbologia do sapatinho lilás que está contida na carta foi o argumento utilizado para aguçar a curiosidade e o interesse na leitura”, explica a assistente social.
Lei Maria da Penha
A Lei Maria da Penha completou em agosto deste ano 16 anos de existência. Considerada a 3ª melhor do mundo, a Lei foi criada em homenagem a Maria da Penha, que foi vítima de dupla tentativa de feminicídio por parte de seu ex-marido na década de 1980. Seu caso ganhou visibilidade internacional e Maria da Penha virou símbolo pela luta contra violência à mulher.
Durante o mês de agosto diversas ações acontecem em Barueri para conscientizar a população sobre os índices de violência doméstica e como combatê-la. Confira a agenda completa AQUI.