Vereadores prestigiam entrega de Certificação das Organizações da Sociedade Civil de Osasco
A Câmara Municipal prestigiou na manhã desta segunda-feira (12) a entrega das Certificações das Organizações da Sociedade Civil. Evento organizado pela Secretaria de Assistência Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), ele contou com a presença do Legislativo.
O presidente do CMAS, Eduardo Soares Silva, comentou que devido a pandemia da Covid 19, a realização da certificação das entidades estava suspensa e que esta foi a primeira vez que a ação foi feita através do Conselho. “Estamos muito satisfeitos com a solenidade. Tivemos a presença de 49 entidades que foram certificadas. Elas apresentam trabalhos que reforçam e promovem a convivência e o fortalecimento de vínculos”, disse Silva.
Para receber a certificação as entidades apresentam projetos para o Executivo que são analisados por profissionais da Secretaria de Assistência Social.
A Câmara Municipal esteve presente na solenidade. Os vereadores Josias da Juco (PSD), 1º vice-presidente e presidente em exercício, e Laércio Mendonça (PSD) prestigiaram a entrega das certificações.
O Legislativo costuma efetivar proposituras para concessão de certificações para empresas e instituições que atuam junto à sociedade civil. Em junho, a Câmara aprovou a instituição do Selo Digo Não às Drogas, através da Lei 5173/2022. Ela trata do reconhecimento de ações voluntárias de divulgação, estímulo e patrocínio, participação ou doação ao Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas relacionadas às políticas promovidas pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas. A proposta foi da vereadora Elsa Oliveira (Podemos).
Em julho, a Lei 5183/2022 instituiu o Selo Osasco Legal, destinado às escolas particulares de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Osasco, proposta pelo vereador Josias da Juco.
“Tive a honra de participar da entrega das certificações para Organizações da Sociedade Civil que prestam serviços essenciais para a nossa cidade. A certificação concedida pelo Conselho Municipal de Assistência Social é fundamental para que essas organizações possam melhorar ainda mais os seus processos e suas ações. Organizações certificadas proporcionam mais confiança, possuem garantia de eficiência dos serviços”, comentou Josias da Juco.
A Certificação das Organizações da Sociedade Civil é concedida anualmente.