Wesley Cezar quer defender os interesses da região Oeste em Brasília
Nesta semana conversamos com Wesley Cezar, candidato a deputado federal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Lelinho, como é conhecido, faz dobrada com seu pai, Marmo Cezar (PDT), ex-prefeito de Santana de Parnaíba, que disputa a reeleição para deputado estadual, e também com seu irmão, Elvis Cezar (PDT), candidato ao governo do Estado de São Paulo.
“Agradeço pela oportunidade de poder compartilhar um pouco da minha história e das minhas propostas com os leitores do Jornal A Rua, e claro que vou aproveitar para pedir o voto de toda a população da região. Quero ser o representante de toda a região Oeste em Brasília”, declarou o candidato.
Confira a entrevista exclusiva que Wesley concedeu ao Jornal A Rua:
Você nasceu em um berço político. Quando você decidiu seguir carreira na política?
Eu não sei o que é viver sem política. Quando eu tomei consciência da vida já estávamos vivendo uma vida pública. Minha família morava na Cohab até que viemos para Santana de Parnaíba. Eu ainda era um bebê quando meu pai se tornou uma liderança e isso aconteceu porque ele sempre esteve engajado na busca por soluções para os problemas do bairro onde nós morávamos. Naquela época meu pai já brigava por água, e não era água encanada… era do caminhão pipa, porque não tinha água encanada. Depois ele brigou pela iluminação, pela saúde e assim foi, até se eleger vereador, com o apoio da população que o tinha como uma liderança. Depois de vereador ele foi eleito prefeito, depois meu irmão foi prefeito também. Então eu sempre estive muito envolvido na política, sempre acompanhando eles.
Na sua opinião, quais são os maiores desafios desta campanha?
Atualmente temos 2,9 milhões de habitantes na região Oeste. Todas as demandas que você imaginar, todos os pilares de uma gestão pública, nós enfrentamos aqui em Santana de Parnaíba. Mas, não temos um representante no congresso, em Brasília. Hoje mesmo eu fiz uma reunião, pela manhã, numa empresa com 200 funcionários e todos, moradores aqui da região, não souberam dizer quem é o deputado federal que os representa. As pessoas não tinham um nome. A gente pode melhorar isso e também fazer muito mais pela nossa região, ter mais representantes. Eu acredito muito em uma política nova, que vai atualizar essa política de rivalidade, que existe atualmente. As pessoas precisam buscar informações sobre os candidatos, conhecer qual sua história, sua procedência, suas propostas.
Você se sente preparado para ser o representante da população, em Brasília?
Eu acredito estar preparado para exercer o cargo sim e tenho humildade também para aprender, cada dia mais, porque acredito nas minhas propostas e sei que posso ajudar muito a nossa região, ser um representante de todos, em Brasília.
Quais serão as principais bandeiras defendidas por seu mandato como deputado federal?
Um tema que eu defendo muito é a criação de novos leitos de hospitais aqui na nossa região. Hoje estão em fase de término dois hospitais: um em Barueri, que é Hospital Regional, e outro em Santana de Parnaíba, que o ex-prefeito Elvis deixou pago com recursos do município. Sabemos que para fazer um hospital é muito caro, mas para equipar é muito mais caro, estamos falando de um investimento, às vezes, três vezes maior do que para a construção. Então, a minha principal bandeira é a saúde, porque precisamos sanar esse problema que é a falta de leitos. Eu acredito que se você perguntar para as pessoas que já tiveram dificuldades para conseguir um leito de hospital, você vai entender que essa é uma dor que precisa ser sanada. Sabemos que esses quase 500 leitos que vão chegar em Santana de Parnaíba não vão resolver o problema. Então, quero poder fazer mais pela minha região. Acredito que, em quatro anos, eu conseguirei trazer, pelo menos, R$ 30 milhões de investimento para os hospitais da região. Junto com o meu pai, como deputado estadual, esse valor pode chegar a R$ 50 milhões. Quando as pessoas votam em pessoas que não são da sua região, elas estão abrindo mão de muitas coisas.
Além do seu pai e do seu irmão, você tem outras referências na política?
Vou te falar, eu tenho sim algumas referências. Mas, sem dúvidas, o meu pai e o meu irmão são as minhas maiores referências. Meu pai é um homem muito trabalhador e, na política, pôde fazer muitas coisas pelas pessoas. Ele me ensinou muito, foi um grande professor. E o meu irmão também, que vem se destacando por fazer uma política mais atual. O meu pai nos ensinou como fazer política com olhar de resultado, de diagnóstico. Não adianta eu te dar uma blusa de frio se está calor. Você vai me agradecer, mas não vai precisar dela. E, muitas vezes, se você parar para refletir, é isso o que mais acontece na gestão pública. Se gasta muito com o que não é prioridade. Por isso é importante a gente fazer uma política de resultados.
Como está sendo a sua campanha?
A campanha está sendo muito boa, a gente vem trabalhando muito. Minha família está, há uma década, participando de quase todos os pleitos eleitorais. Então a gente sabe que é uma responsabilidade grande, que é resultado do trabalho. Mas, quando a gente vê o resultado, é gratificante. Falo muito de Santana de Parnaíba, que é onde a minha família desenvolve um trabalho. Mas, se você pegar os dados de educação, saúde, segurança pública, mobilidade urbana, esporte e lazer… em todos esses quesitos a cidade de Santana de Parnaíba se destaca. A educação é a que mais cresceu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A saúde está melhor, Santana de Parnaíba foi, por seis anos, a cidade mais segura da região Oeste e, por dois anos, a segunda cidade mais segura do Brasil. Isso é muito grandioso, porque estamos mudando gerações futuras. O Cezar é um dos deputados estaduais mais atuantes da Assembleia Legislativa de São Paulo. E é isso que me motiva. Eu tenho meu trabalho, sou empreendedor, mas se as pessoas confiarem em mim, quero ser o representante da nossa região, em Brasília.
E como é fazer campanha com seu pai e seu irmão?
Essa campanha é muito grande. Meu irmão é candidato ao governo. Mas, Deus tem nos ajudado. Eu sempre acompanhei meu pai e meu irmão, em todas as campanhas e Deus tem nos dado sabedoria. Vamos nos desenvolvendo, melhorando nossas decisões, apresentando propostas com fundamento e defendendo a política pública de resultados.