No mês da odontologia, Barueri promove ações de prevenção e conscientização sobre saúde bucal
O mês de outubro tem duas datas significativas para a odontologia: dia 3, com o Dia Mundial da Odontologia, e dia 25, Dia Nacional da Odontologia. Por conta disso, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Esportes, programou uma série de ações neste mês para incentivar ainda mais os cuidados com a saúde bucal da população.
A parceria da Saúde e do Esporte conta com o programa Vida Ativa, que tem a meta de proporcionar mais qualidade de vida e combate ao sedentarismo por meio de atividades físicas voltadas aos pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com doenças crônicas (pressão alta, diabetes, colesterol etc.). O Vida Ativa leva aos participantes atividades como alongamento, caminhadas, sessões de auriculoterapia, medição da pressão arterial, assim como rodas de conversa sobre nutrição, saúde mental e autoestima.
Desta vez, as rodas de conversa e exames são justamente sobre a saúde bucal. Os especialistas da Prefeitura explicam sobre câncer bucal, o que é e como tratar. Também são feitas inspeções in loco dos pacientes. “Quando são identificadas algumas lesões possivelmente malignas ou é necessário fazer alguma biopsia, a equipe faz os encaminhamentos necessários”, explica o diretor técnico de Odontologia da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), Flavio Antônio Tambelini Juliani.
Nesta semana a atividade vai acontecer no dia 20 (quinta-feira) na UBS Benedito de Oliveira Crudo, a partir das 9h30. No início da semana, foi no ginásio de esportes Carlos Neto Guimarães, na Aldeia de Barueri.
É importante ressaltar que, embora sejam mais intensas nesta época, as ações a respeito dos cuidados da saúde bucal acontecem ao longo de todo o ano. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as estimativas apontam para, aproximadamente, 66 mil casos novos do câncer bucal no país apenas em 2022.
Juliani destaca a importância da promoção das ações de conscientização, incentivando o autocuidado e dos esforços de diagnóstico precoce. Nestes casos, a atenção com a prevenção deve mirar as regiões dos lábios, interior da boca, nariz, pescoço e pele do rosto. “Todos sabemos que quanto mais cedo, mais chances de o tratamento ser bem-sucedido”, completou o diretor da Odontologia.