Evento reúne autoridades para entrega da reforma do Fórum de Barueri
Nesta quinta-feira (20/10), o prefeito Rubens Furlan, secretários municipais, vereadores e outras autoridades prestigiaram a solenidade de entrega da reforma do Fórum “Desembargador Breno Caramuru Teixeira”, em Barueri.
Para o prefeito, além de garantir melhor atendimento à população, a reforma vai garantir mais dignidade aos profissionais que atuam no fórum. “Me lembro que estava num evento e um advogado falou que nosso fórum era um horror. Fiquei tão ofendido que logo me reuni com os responsáveis para discutir a questão da reforma. Hoje estou muito orgulhoso e feliz por estar oferecendo para nossa população as melhores instalações e também tenho certeza que, neste novo prédio, todos poderão realizar seus trabalhos com muito mais segurança e qualidade”, declarou Furlan, durante a inauguração.
Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, também elogiou a iniciativa da prefeitura em realizar a reforma do prédio. “Para o Tribunal de Justiça é uma honra participar da reinauguração deste prédio. Aqui estive, em 2011, na instalação de uma Vara, representando o presidente do Tribunal de Justiça, na época, e tive a oportunidade de estar, exatamente nessa sala, que era o salão do Júri e, depois, numa outra oportunidade eu participei da cerimônia como Corregedor Geral de Justiça, naquela época. Esse prédio, que era acanhado, graças a uma boa advogada que reclamou de sua feiúra, e ao senhor prefeito, cheio de dinamismo, que se animou e acabou colaborando na reforma, deixando o prédio mais moderno e um prédio modelo. Eu até perguntei se podia mudar minha sala pra cá, porque realmente está muito pomposo”, declarou o desembargador.
Instalado em um prédio com 3.215 m² de área construída, o fórum passou por uma grande reforma, que incluiu a readequação dos espaços para promover mais conforto e acessibilidade. Atualmente o prédio abriga o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), dois cartórios eleitorais, uma unidade da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) e uma unidade do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi).
“Esse evento de reinauguração é muito importante pra cidade. Com isso nós estamos concluindo o equipamento físico do Poder Judiciário, para que todos possam trabalhar com satisfação, com conforto e com eficiência. Esse é nosso maior propósito. O prédio era muito antigo e não dava nem pra usar, demandava de fato de uma grande reforma”, concluiu Furlan.
Fórum de Barueri
Em funcionamento desde 1976, o Fórum de Barueri já abrigou as varas e cartórios judiciais da comarca, até 2019, quando foi inaugurado o novo fórum, localizado na Rua Desembargador Celso Luiz Limongi – onde atualmente estão as seis varas cíveis, duas criminais, duas da Família, uma da Fazenda Pública e uma do Juizado Especial Cível e Criminal.
Barueri integra a 1ª Região Administrativa Judiciária (1ª RAJ), sediada em São Paulo, e tem como diretor o juiz Bruno Paes Straforini, da 1ª Vara Cível. A comarca conta com 131.245 processos em andamento e a distribuição mensal é de aproximadamente 3.300 novos feitos (dados de setembro).
As obras foram realizadas pela Prefeitura de Barueri e duraram cerca de 2 anos. O fórum está localizado na Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, nº 110, no Jardim dos Camargos.