CiOeste promove encontro de Políticas Públicas para mulheres e gênero

Na terça-feira, 08/11, o CiOeste promoveu um encontro na sede da Associação Comercial e Industrial de Barueri (ACIB) de Políticas Pública para Mulheres e Gênero, com deputadas eleitas. Organizado pelo (Grupo de Trabalho) GT de Gênero e tendo as coordenadoras Luciana Ribeiro (SEMUD Osasco) e Ângela Maluf (vice-prefeita de Cotia e secretária de Direitos Humanos) como anfitriãs, o evento reuniu importantes nomes da luta da mulher e da população LGBTQIA+ da região, para debater a viabilidade da criação de um Conselho Regional para este recorte da população, por meio do CiOeste. O objetivo é garantir a participação da população na defesa da empregabilidade, empreendedorismo, saúde (principalmente em atenção a mulheres e homens trans), educação e demais políticas, que atendam às questões inclusivas de gênero e diversidade sexual, com resistência a possíveis retrocessos das atuais conquistas.
Na abertura, Ângela contagiou a todos com seu entusiasmo. “Nós LGBT existimos e quando começamos a falar, temos uma força. Ninguém faz nada sozinho. Nossos direitos têm que ser preservados”, salientou. Luciana afirmou que o GT surgiu de um grupo pioneiro que procurou os prefeitos da região, já apresentando o projeto da Casa Abrigo (conquista do CiOeste por meio do GT) e outros que estão em andamento.


Na ocasião, o diretor do CiOeste Mauro Sérgio (Comunicação) falou sobre as dificuldades que a entidade enfrentou nos dois últimos anos de pandemia. “Mesmo assim, seguimos com tantas conquistas, evoluindo nas questões inclusivas, com os GTs de Gênero e de Igualdade Racial. Tenho muita honra em ajudar por meio do Consórcio. Aprendemos com vocês a cada dia”, disse.
Foi composta uma mesa de debate para abordar as dificuldades e lutas da população representada no encontro, com a participação de Ângela Maluf; Alexandra Pericão (Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Cotia), Mônica Godoi (advogada e presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB Osasco), Vitor Teixeira (advogado e Coordenador Estadual de Políticas Públicas para LGBTQIA+), Mônica Araújo (Conselho estadual LGBTQIA+ de São Paulo) e Maria Clara Gianne (médica sanitarista).
Carlos Abraão, diretor de projetos do CiOeste e mediador do debate, destacou a importância que o consórcio de municípios dá à causa das minorias, salientando que, além de auxiliar os GTs na construção de políticas públicas, a entidade também leva à sua TV CiOeste, uma programação para a população LGBT e para os pretos. “Somos o único consórcio de municípios no Brasil que tem este espaço para a voz das minorias”, destacou.
Os parlamentares presentes foram Tainara Faria, vereadora de Araraquara eleita deputada estadual; Juliana Cardoso, vereadora em São Paulo eleita deputada federal; Higor Andrade, do mandato AtiVoz, de Osasco. Estavam presentes ainda representantes das deputadas federais Renata Abreu e Carla Morando. Também participou do evento a assessora do CiOeste, Letícia Galdino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.