Sesi Osasco será palco do Brasileiro de Rugby Sevens em dezembro
Nos dias 3 e 4 de dezembro, o SESI Osasco será o palco para um super evento que definirá as classificações finais dos campeonatos brasileiros de rugby sevens
Os dias 3 e 4 de dezembro serão do melhor do rugby sevens brasileiro rolando no SESI Osasco. Os dois campeonatos brasileiros ocorrerão juntos, com ação do Brasil Sevens, o Campeonato Brasileiro Masculino (etapa única), e do Super Sevens, o Campeonato Brasileiro Feminino, que terá sua 6ª e última etapa. Além dos dois torneios adultos, ainda rolará o terceiro e último evento do Super Sevens M19, ajudando a fomentar o rugby feminino juvenil.
O evento contará com 12 clubes jogando o Brasil Sevens, 8 disputando o Super Sevens adulto e 4 o Super Sevens juvenil. Em disputa ainda estará o Bolsa Atleta adulto, a ser destinado aos 3 primeiros colocados do Brasil Sevens e aos 3 primeiros colocados da classificação geral (isto é, da somatória dos 6 etapas) do Super Sevens. O Melina, de Cuiabá, já é o campeão da temporada do Super Sevens antecipadamente, não podendo ser mais ultrapassado matematicamente, tendo garantido na etapa passada seu segundo título nacional.
No Super Sevens, são 2 grupos de 4 times no adulto, com o Grupo A tendo Melina (MT), Delta (PI), São José (SP) e Leoas de Paraisópolis (SP), ao passo que o Grupo B conta com Niterói (RJ), Band Saracens (SP), Curitiba (PR) e Desterro (SP). Já do juvenil participarão SESI Jacareí (SP), Leoas de Paraisópolis (SP), Melina (MT) e Maringá (PR).
Por sua vez, o Brasil Sevens contará com 12 clubes, divididos em 4 grupos com 3 times cada. No Grupo A estão o atual campeão Pasteur (SP), a Poli (SP) e o Desterro (SC), enquanto o Grupo B tem São José (SP), Engenharia (SP) e SPAC (SP). O Grupo C terá Jacareí (SP), Niterói (RJ) e Ilhabela (SP), ao passo que o Grupo D será formado por Farrapos (RS), Curitiba (PR) e Melina (MT). Os clubes que disputaram o Brasil Sevens em 2021 tiveram vaga garantida para 2022, com as demais vagas sendo definidas por convites aos melhores das competições regionais. Em 2023, um novo sistema de qualificação entrará em vigor.