CiOeste promove reunião com Grupo de Trabalho de Assistência Social

Na manhã da quarta-feira, 30/11, aconteceu mais uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Assistência Social do CiOeste, sob coordenação do secretário de Assistência Social de Osasco, José Carlos Vido, em que se encontraram representantes das cidades que compõem o CiOeste.

Na reunião, foi discutida, entre outras pautas, a instalação de uma Câmara Técnica de Assistência Social (CTAS). As Câmaras Técnicas têm como objetivo dar apoio aos municípios consorciados, para a elaboração e implementação de políticas públicas. É uma ferramenta de gestão que busca estabelecer o aprimoramento para a área à qual se volta (no caso, assistência social) para a execução física e financeira.

Os participantes estabeleceram que a Câmara Técnica de Assistência Social (CTAS) terá como função:
• Intervir junto aos municípios consorciados por meio de apoio técnico;
• Prestar atendimento, acompanhamento e monitoramento aos municípios filiados;
• Realizar ações que busquem potencializar os serviços, projetos e programas da Assistência Social;
• Realizar oficinas, capacitações e direcionamentos na área da Assistência Social;
• Realizar acompanhamentos e monitoramento sistemático dos municípios, referentes à área da Política Pública de Assistência Social;
• Realizar o aprimoramento e intensificar as reuniões de avaliação, a fim de orientar os municípios sobre os resultados obtidos no âmbito do acompanhamento via Consórcio.

Participou do encontro, a psicóloga Patrícia Ianda, ex-secretária de Assistência Social de Guarulhos que apresentou um software de prontuário eletrônico. “Trata-se de um sistema de gestão tecnológica para a política pública de assistência e desenvolvimento social, o SUAS, que integra as informações dos serviços, programas e equipamentos da rede socioassistencial, facilitando o dia-a-dia dos técnicos e gestores, como exemplos os relatórios de produção, RMA (registro mensal de atendimento), gráficos informativos para gestão, efetivando, assim, a vigilância socioassistencial”, destacou Patrícia.

“Nós atendemos a parte mais carente da população. Nosso objetivo é fortalecer essa Câmara Técnica, para dar às cidades o protagonismo que elas precisam”, afirmou Vido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.