Professores de Barueri se preparam para aprimorar os conteúdos do Projeto Sala Maker
Começou no dia 16 e vai até o final deste mês de janeiro um programa de treinamento para professores makers, organizado pela Secretaria de Educação de Barueri. São 44 profissionais, mais cinco de apoio, que recebem instruções e preparam as atividades com projetos inovadores que farão parte do conteúdo das aulas que ocorrerão durante o ano no Projeto Sala Maker.
Até o ano passado foram quase seis mil alunos que participaram das atividades no período do contraturno escolar (em horários diferentes dos das aulas normais) da rede municipal de ensino. E de acordo com a diretora pedagógica da Assinco Cursos, Regina Aparecida Xavier Gomes Dias, empresa que provê o treinamento aos professores, a meta neste ano é aumentar ainda mais o número de alunos.
“A grande pegada deste ano será a preparação da Feira de Finalização dos Cursos e o treinamento dos alunos destaques para a Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR). No final do primeiro semestre também teremos a formatura da primeira turma de alunos”, adiantou Regina.
As novas turmas do projeto Sala Maker começam no dia 6 de março. Até lá os professores vão divulgar o projeto para os alunos incentivando aqueles que ainda não participam a fazer parte do programa. As aulas na rede municipal de ensino de Barueri começam no dia 6 de fevereiro.
Polos Sala Maker
Hoje a Secretaria de Educação mantém 20 polos Sala Maker em várias EMEFs distribuídas pelo Município.
O projeto tem como principal desafio criar a “cultura maker”, que faz com que estudantes possam levar consigo experiências devidamente testadas por seus próprios méritos. Tendo oportunidade de trabalhar com ferramentas, matérias-primas, tecnologia e conceitos de mecânica, robótica e computação.
Entre essas ferramentas estão impressoras 3D, drones, automação, equipamentos de robótica, além de um rico material pedagógico preparado por especialistas no assunto.
O diretor técnico do Projeto Sala Maker, Guilherme Cunha, se diz bastante entusiasmado com a preparação deste ano. “Não tenho palavras para descrever a forte emoção que é encontrar uma equipe tão focada, esperta e inteligente. No primeiro dia dos treinamentos discutimos sobre as novidades para esse ano, em especial a Feira Maker de 2022, que foi um espetáculo”, disse.
A iniciativa das Salas Makers é uma das que compõem a chamada Educação 5.0, que significa fazer com que os alunos também sejam desafiados a encontrar soluções inovadoras, criando propostas que visam melhorar o seu meio imediato.
Para os estudantes significa também a capacitação para usar a tecnologia de forma saudável, como ferramenta de transformação social.