Grupo de Trabalho do Cioeste se reúne para discutir políticas de assistência social e gênero
Na tarde desta quinta-feira, 2/2, aconteceu na sede do CIOESTE, reunião da Câmara Técnica de Assistência Social e do Grupo de Trabalho (GT) de Gênero, com coordenação de Ângela Maluf, vice-prefeita de Cotia e secretária de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher e da assistente social Luciana Ribeiro, da secretaria de Política para Mulheres de Osasco.
Também presentes, o secretário Executivo do CIOESTE, Jorge Lapas, os diretores Carlos Abrão (Planejamento), Mauro Sérgio (Comunicação), a assessora Letícia Galdino, o secretário-adjunto de Assistência Social de Osasco Daniel Matias, além de secretários municipais, assessores e técnicos das prefeituras que compõem o Consórcio.
O encontro contou com a participação da diretora da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) e especialista em políticas públicas, Ana Paula Souza Romeu, que falou sobre os encaminhamentos e prazos para implantação da Casa de Passagem, ressaltando que o Estado investirá 50% da contrapartida.
Na ocasião, também foi discutido o fluxo para os trâmites da resolução da secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, apresentado no final de 2022.
A Casa de Passagem irá possibilitar a oferta de um local de acolhimento provisório de curta duração, para mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Visa garantir a integridade física e emocional dessas mulheres, bem como apoiá-las no enfrentamento à violência, com promoção de direitos e fortalecimento da cidadania, servindo como suporte para que elas possam romper o ciclo de violência em que estão inseridas. O local vai contar com espaço para 20 pessoas.