Enel terá esquema especial durante o Carnaval
A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, elaborou um plano operativo voltado especialmente para o Carnaval 2023 na capital paulista. As ações têm como objetivo garantir o pleno fornecimento de energia durante a folia, entre os dias 10 e 25 de fevereiro. Nestas datas de festa, não haverá nenhum desligamento programado em locais próximos aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi e blocos de rua.
A companhia manterá equipes de plantão em pontos estratégicos, capazes de realizar pronto atendimento caso ocorra qualquer anormalidade no sistema em toda as áreas do evento. No total, são cerca de 371 equipes diárias, em torno de 96 profissionais dedicados, entre operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros, trabalhando para garantir o fornecimento de energia e o atendimento a emergências.
Além disso, um profissional da distribuidora será alocado no Centro de Operações Integradas de São Paulo (COI), responsável pelo monitoramento da cidade. Desta forma, a Enel SP é capaz de acompanhar ocorrências de grande porte e priorizar o atendimento, em um trabalho conjunto e de parceria com órgãos públicos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícias Civil e Militar, Samu, CET e Sabesp.
“Elaboramos um plano de ação forte, consistente e integrado com os órgãos públicos parceiros para atuarmos nestes dias e evitarmos qualquer transtorno para os desfiles das escolas de samba no Anhembi e Carnaval de Rua”, afirma Vincenzo Ruotolo, responsável pela Operação e Manutenção da Enel Distribuição São Paulo.
No Sambódromo do Anhembi, a iluminação da pista — local onde ocorrem os desfiles — é alimentada por geradores contratados pela organização do evento. A operação de responsabilidade da Enel Distribuição São Paulo só ocorre em caso de anormalidade com esses equipamentos. Já os grandes camarotes do local são alimentados pela rede da concessionária, com os geradores contratados como backup em caso de necessidade.
“No desfile do Anhembi, a Enel São Paulo também atua no auxílio às escolas de samba no transporte dos carros alegóricos para o Sambódromo, quando somos solicitados. Muitos desses carros são muito altos e precisam do nosso acompanhamento para não tocarem a rede aérea de energia”, explica Ruotolo.
Já no Carnaval de Rua, a Enel Distribuição São Paulo, além de todo suporte técnico, também tem a preocupação de orientar a população com cuidados básicos quanto à rede elétrica na hora de aproveitar a festa. Confira:
- Não lance serpentinas, confetes ou qualquer material na rede elétrica;
- Não instalar qualquer adereço nos postes ou próximo a rede elétrica;
- Não usar a rede elétrica para instalações clandestinas. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser crime, provoca acidentes graves e até mortes;
- Ao montar e desmontar qualquer estrutura para Show, fique atento e mantenha distância da rede elétrica;
- Antes de se divertir em Trio Elétrico ou Carro alegórico, verificar se o local que vai transitar não tenha rede elétrica.
Atendimento 24 horas
As ações especiais da companhia para o Carnaval 2023 também envolvem a área de atendimento ao cliente, que já funciona 24 horas por dia, através da Central de Atendimento no 0800 72 72 120. As solicitações dos consumidores da Enel Distribuição São Paulo continuarão sendo atendidas normalmente no período da festa.
Os canais digitais da distribuidora também funcionarão normalmente. Os consumidores podem entrar em contato com a companhia por meio da Agência Virtual (www.enel.com.br), do aplicativo Enel SP, que pode ser baixado gratuitamente pelo iOS Link e Android (Link); pelas redes sociais — Facebook (Link) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 72 72 120).
As lojas de atendimento presencial não abrirão no Carnaval, e voltam com funcionamento normal a partir das 12h do dia 22/02/2023 (Quarta-feira de Cinzas).